‘Desacelere: seu bem maior é a vida’: Paranaguá abre programação da Semana Nacional do Trânsito

Atividades educativas, simulações e blitz marcam campanha que alerta para os principais fatores de risco, como velocidade, celular, álcool e imprudência.

A Prefeitura de Paranaguá deu início, na quinta-feira, dia 18, à Semana Nacional do Trânsito 2025, em evento realizado no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Até o dia 25 de setembro, o município contará com uma programação diversificada, que inclui atividades educativas, palestras, blitz, simulações e ações interativas, todas voltadas à promoção da segurança viária e ao fortalecimento da responsabilidade de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres

O tema deste ano, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, um chamado para que a pressa dê lugar à prudência e ao cuidado.

De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtram) da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), em 2024 foram registrados 1.657 acidentes em Paranaguá. Entre maio de 2024 e abril de 2025, foram 597 sinistros, sendo 396 envolvendo motociclistas, o que representa 66% do total. Em cada 10 acidentes registrados no município, 7 envolvem motos.

Diante desse cenário, autoridades e instituições parceiras — como a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SEST/SENAT e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) — destacam que a transformação no trânsito só será possível com a participação e a mudança de postura de cada cidadão.

O prefeito Adriano Ramos aproveitou a abertura para anunciar avanços na mobilidade urbana conquistados nos primeiros meses de gestão. “Em oito meses, com apoio do Governo do Estado, garantimos R$ 70 milhões para a construção de dois viadutos em ‘U’ na Avenida Roque Vernalha, além de R$ 862 mil para modernizar a sinalização da cidade. Mas é importante lembrar que os principais fatores de acidentes continuam sendo velocidade, álcool, celular e imprudência. Precisamos de prudência e atenção no trânsito”, destacou.

Ao falar sobre o futuro, o chefe do Executivo ressaltou a importância da educação para construir uma nova cultura de respeito às regras de trânsito. “É muito difícil mudar hábitos nos adultos, mas as crianças podem ser multiplicadoras. Trabalhando nas escolas, podemos plantar a semente para um trânsito mais seguro no futuro”, disse.

Educação e conscientização

Para a superintendente de Trânsito, Gisele Tavares de Miranda, a Semana Nacional do Trânsito vai além da fiscalização. “O objetivo é promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e estimular comportamentos responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. A prevenção, por meio da educação e da fiscalização, salva vidas, reduz lesões graves e cria uma cultura de respeito e empatia”, afirmou.

Já Cristiane Maia Paixão, responsável pelo Setor de Educação para o Trânsito, destacou que a campanha é um convite à reflexão. “É um período muito importante para reforçar a responsabilidade de todos nós. O tema deste ano é um convite: desacelerar salva vidas. Só podemos mudar nosso trânsito se cada um fizer a sua parte”, ressaltou.

Forças de segurança unidas

O secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, ressaltou que a discussão sobre trânsito deve ir além das campanhas anuais. “Essa discussão tem que ser diária. Desde janeiro temos promovido campanhas educativas, principalmente nas escolas. Esta semana intensificamos as ações, com blitz e palestras, para ampliar a conscientização da população”, afirmou.

A preocupação com os motociclistas foi ponto comum entre as autoridades. O comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros, capitão Everton Soares de Oliveira, lembrou que a categoria está entre as mais vulneráveis. “O trânsito é muito preocupante. Temos visto acidentes graves, inclusive fatais. Na próxima semana, em parceria com o SAMU, vamos realizar uma simulação voltada aos motociclistas, para mostrar a importância da calma e da segurança no deslocamento”, explicou.

Na mesma linha, o comandante da 1.ª Companhia da Polícia Militar de Paranaguá, capitão Alfredo Werner Eiglmeier, reforçou a gravidade dos números. “Nossa prioridade é sempre a vida. Durante a semana teremos blitz educativas e simulações de acidentes. Infelizmente, o número de ocorrências com motociclistas em Paranaguá é muito alto e precisamos reduzir esses índices”, destacou.

O instrutor do SEST/SENAT, Ricardo Fabiano Stankoski, chamou atenção para a faixa etária mais atingida. “A faixa de 18 a 25 anos é a que mais se envolve em acidentes. Essa semana é um momento para refletir sobre direção defensiva, evitar o uso do celular e lembrar que álcool e direção não combinam. Desacelerar é fundamental para que todos voltem para casa”, afirmou.

Já o policial rodoviário federal Rodrigo Dias ampliou o olhar para a responsabilidade coletiva. “Nosso trânsito hoje se assemelha a uma guerra. Mas não queremos apenas reduzir, queremos zerar os acidentes. Todos nós — motoristas, pedestres, ciclistas — fazemos parte do trânsito e temos direito à segurança”, ressaltou.

O assessor de comunicação do SAMU, Rafael Rodrigues, destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos e lembrou que a instituição também investe em ações educativas. “Além de participar das simulações, o SAMU desenvolve projetos como o Samuzinho, que conscientiza as crianças sobre regras essenciais de segurança no trânsito, como usar sempre o cinto, atravessar na faixa de pedestres e respeitar o semáforo. Esse trabalho conjunto é fundamental para formar uma cultura de prevenção desde cedo”, afirmou.

Já o vereador Irineu Cruz reforçou a dimensão do problema no Brasil. “O país ocupa a quinta posição no mundo em número de acidentes, mesmo sem estar entre as maiores frotas. Isso mostra a necessidade de mais educação e cordialidade. Nosso papel é apoiar e aprovar leis que fortaleçam a segurança no trânsito”, afirmou.

Participaram do evento o chefe de Gabinete, André Ferruci; os secretários municipais de Trabalho e Inovação, Cleverson Ferreira; de Inclusão, Isabelle Dias; de Esportes e Juventude, Sílvio Lucas; o diretor de Assuntos Sindicais, Dirceu Pereira; entre outras autoridades.

Programação da semana

- 19/09 – Atividades interativas de trânsito
Local: Ilha dos Valadares – Praça Cyro Abalém – a partir das 14h
 
- 19/09 – Blitz educativa nos bares
Local: Av. José Lobo – a partir das 22h

- 22/09 – Campanha educativa com alunos do projeto “Trânsito na Escola”
Local: Semáforo do Hospital Regional – 9h

- 23/09 – Palestra + teatro de fantoches
Local: Escola R.M. – 14h

- 24/09 – Memorial às vítimas de sinistros de trânsito
Local: Travessa Nove de Agosto – a partir das 9h

- 25/09 – Simulado de acidente de trânsito
Local: Rua João Eugênio x Maximiliano da Fonseca – a partir das 13h
 

> Encontre-nos no Facebook