Livro com histórias de diferentes épocas da cidade é lançado em Paranaguá

Obra “Echos da Paranaguá Antiga” teve noite de autógrafos realizada na Estação Ferroviária de Paranaguá


A Estação Ferroviária de Paranaguá foi palco do lançamento do livro Echos da Paranaguá Antiga, do professor, escritor, teólogo e historiador Hamilton Sampaio Júnior.

A obra reúne cerca de 40 contos ambientados principalmente no século XIX, retratando o cotidiano, os costumes e os personagens que marcaram a história cidade-mãe do Paraná. Entre os relatos o leitor encontra Mandinga, funcionário público temido pela população; ainda vai ter mais informações sobre o roubo da Alfândega; a atuação do Condor Syndikat que operava hidroaviões no Rio Itiberê; além de curiosidades sobre igrejas, museus e tradições locais.

Segundo o autor, o livro é fruto de seu trabalho como memorialista e busca despertar a identidade parnanguara. “A ideia foi criar uma memória afetiva com a cidade e transmitir isso para as pessoas. É um livro de linguagem simples, acessível a todos os públicos, recheado de documentos e relatos que trarão lembranças, principalmente às gerações mais antigas”, destacou Hamilton.

O lançamento contou com noite de autógrafos e presença de autoridades locais, entre elas o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adalberto Araújo. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, dia 19.

 

Para o secretário, a obra é um marco para a preservação da memória da cidade. “É uma grande responsabilidade reconhecer o trabalho do Hamilton. Ele é, sem dúvida, um dos maiores historiadores de Paranaguá na atualidade, alguém que realiza pesquisas sérias e profundas. Esse livro fortalece a memória e a identidade cultural da cidade”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda a simbologia do lançamento ocorrer na Estação Ferroviária, espaço histórico em processo de revitalização. “Não havia lugar mais apropriado. Queremos devolver vida a esse patrimônio e a outros da cidade, por meio de projetos de restauro, educação patrimonial e eventos culturais, como o Festival da Primavera, que promete movimentar Paranaguá”, completou.

O vereador Adalberto Araújo também elogiou o escritor. “Tive o privilégio de participar do lançamento dessa obra primorosa. É um livro rico em curiosidades, fatos e lendas da nossa Paranaguá. Se você ainda não despertou o seu sentimento de parnanguaridade, adquira. Vale muito a pena.”

Mais informações sobre o livro, através do (41) 99137-2219, pelo e-mail hamiltonjuniorsjp@gmail.com .

> Encontre-nos no Facebook