Bienal de Quadrinhos chega a Paranaguá com oficinas e exposição

O evento inédito na cidade acontecerá na Casa Monsenhor Celso e terá programação totalmente gratuita


A cidade de Paranaguá recebe, nos dias 04 e 05 de outubro, a Bienal de Quadrinhos Circula, projeto que leva parte da programação da tradicional Bienal de Quadrinhos de Curitiba para diferentes regiões do Paraná. As atividades serão realizadas na Casa Monsenhor Celso, na Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário, com entrada gratuita.

Depois de passar por Curitiba e Foz do Iguaçu, a Bienal expande suas ações para o Litoral, reunindo artistas, leitores e profissionais da área. A iniciativa é promovida pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Copel, da Randon RodoParaná e do Grupo Timber. Em Paranaguá, a programação tem parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal (Secultur).

 

Programação diversificada

A programação contempla oficinas, conversas com autores, exposição e a Gibiteca Móvel da Bienal, que disponibiliza ao público 50 títulos de histórias em quadrinhos para consulta.

Entre os convidados estão Cora Ottoni, autora da Graphic MSP: Denise – Arraso; Ilustralu, criadora da obra Arlindo, finalista do Prêmio Jabuti 2022 e ganhadora do Troféu HQ Mix e do CCXP Awards; e Monge Han, autor das obras Vozes Amarelas e Daruma: Perseverança.

No sábado, 4, a programação começa com oficinas de tirinhas e de identidade criativa, seguidas por uma conversa e abertura da exposição com os três convidados. Já no domingo (05), haverá oficina de introdução à produção de quadrinhos, além de bate-papos sobre identidade, diversidade e a trajetória dos quadrinhos brasileiros da internet ao livro.

Expansão cultural

Segundo os coordenadores da Bienal, a circulação busca descentralizar as atividades, ampliando o acesso à cultura em diferentes regiões do estado. “É um orgulho imenso contemplar as demais regiões do Paraná. A Bienal nasceu em Curitiba, mas tem como objetivo criar articulações e conexões com editores, autores e artistas de outras cidades”, afirma Luciana Falcon, uma das coordenadoras.

Já para Gilmar Kaminski, também coordenador, a iniciativa reforça a missão de incentivo à leitura e ao contato com os quadrinhos: “A Bienal, desde sempre, busca descentralizar suas ações, promovendo atividades em territórios diversos e fortalecendo o diálogo com novos públicos”, destacou.

Serviço

Bienal de Quadrinhos Circula – Paranaguá

Dias 04 e 05 de outubro, das 9h às 18h

Casa Monsenhor Celso – Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário

Gratuito

Mais informações: @?bienaldequadrinhos | Bienal de Quadrinhos

Inscrições para oficinas:http://linktr.ee/bienalhq

> Encontre-nos no Facebook