Exposição do Projeto Olhar de Criança celebra talentos fotográficos da Rede Municipal de Ensino em Paranaguá
Lançamento e premiação acontecem nesta quarta-feira, 8, na Estação Ferroviária
A Prefeitura de Paranaguá lança a exposição do Projeto Olhar de Criança, nesta quarta-feira, 8, às 9h30, na Estação Ferroviária de Paranaguá. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), envolve alunos do Infantil 5 e os estudantes dos 5.º anos.
O objetivo é estimular a criatividade, a percepção, valorizar o protagonismo infantil, ampliar a escuta das vozes dos estudantes e fortalecer o vínculo entre os alunos e a fotografia.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Fabíola Arcega, o "Olhar de Criança" fortalece o protagonismo infantil, incentivando que meninas e meninos compartilhem suas visões de vida, suas histórias e formas de ver o mundo. “O programa estimula educadores e famílias a escutarem mais atentamente esse olhar tão genuíno das crianças. Por isso, convidamos todos para prestigiarem a exposição”, destaca a secretária.
Ao final da cerimônia, serão anunciados os estudantes vencedores do concurso de fotografia, com a novidade de que o projeto se tornará itinerante no próximo ano. “Em Paranaguá, acreditamos que toda criança tem muito a nos mostrar. Basta estarmos atentos ao seu olhar”, ressalta a secretária de Educação.
Educomunicação como protagonismo
A chefe do Departamento de Educomunicação (Educom) da Semedi, a fotógrafa Flaviane Kuba, explica que a equipe está muito feliz por desenvolver um projeto inédito no município.
“Pudemos mostrar para os nossos alunos o quanto a fotografia é importante, pois ela tem o poder de congelar momentos importantes da nossa vida, do nosso dia a dia, dos nossos afazeres que passam despercebidos. Conseguimos que as crianças percebessem a natureza, transmitir emoção, carinho e amor nas fotografias que serão expostas. Há fotos que expressam o silêncio, o vazio, amor, alegria e os detalhes fazendo que congelem e transmitam o que estamos sentindo naquele momento”, enfatiza.
Para dar início ao projeto, foi ofertada uma formação específica aos profissionais das instituições de ensino, preparando-os para orientar e mediar as atividades de forma sensível, ética e pedagógica.
Os alunos aprenderam sobre composição, luz, atenção, cuidado e despertaram o seu olhar criativo quando estavam fotografando.
“Os professores que se empenharam em acompanhar o Projeto Olhar de Criança ultrapassaram os limites das quatro paredes da sala de aula. Com sensibilidade e comprometimento, mostraram que educar vai além do ensino de conteúdos, é também inspirar olhares, despertar emoções e construir significados”, completa Flaviane Kuba.
Serviço:
Exposição Olhar de Criança
Data: 8 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Estação Ferroviária, Avenida Arthur de Abreu – Centro Histórico
> Encontre-nos no Facebook