Bienal de Quadrinhos Circula esteve em Paranaguá pela primeira vez

Os visitantes observaram os quadrinhos e também participaram de oficinas e bate-papo


A Casa Monsenhor Celso foi o endereço da Bienal de Quadrinhos Circula de Curitiba, que aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro em Paranaguá. O evento artístico e cultural, realizado há quase 15 anos na capital do Estado, chegou pela primeira vez ao litoral com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Com entrada gratuita, a programação contou com oficinas, conversas com autores, exposição e a Gibiteca Móvel da Bienal, que disponibilizou ao público 50 títulos de histórias em quadrinhos para consulta. Entre os nomes convidados estavam Cora Ottoni, Denise Arraso e Monge Han, que ministraram oficinas e participaram de bate-papos ao longo do fim de semana.

A abertura do evento, no sábado, dia 4, contou com oficinas de tirinhas e identidade criativa, além de uma conversa e da abertura da exposição com os três artistas. No domingo, dia 5, o público acompanhou uma oficina de introdução à produção de quadrinhos e debates sobre identidade, diversidade e a trajetória dos quadrinhos brasileiros, da internet ao livro.

Organizador da Bienal de Quadrinhos, Gilmar Kaminski destacou a importância da expansão do projeto. “A Bienal de Quadrinhos de Curitiba acontece há quase 15 anos e, pela primeira vez, estamos levando nossas atividades para outras cidades. Estamos muito felizes de chegar a Paranaguá, especialmente por ser uma cidade com uma cena cultural tão efervescente. Agradecemos à equipe da Secultur pela recepção na Casa Monsenhor Celso e ao público que participou das atividades”, relatou.

 O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, reforçou o compromisso da administração com o fomento à arte e ao conhecimento. “Ficamos muito satisfeitos com a realização da Bienal de Quadrinhos Circula em nossa cidade, pois seguimos a determinação do nosso prefeito Adriano Ramos em trazer cultura e arte para Paranaguá, levando conhecimento a todos”, ressaltou.

> Encontre-nos no Facebook