Vice-prefeita de Paranaguá compartilhará história de vida e importância da saúde da mulher em palestra na Associação Comercial do Paraná
Fabiana Parro ressalta a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, ministrará a palestra “Uma História de Força e Esperança”, na segunda-feira, dia 13, às 18h30, na Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.
A vice-prefeita foi convidada pelo presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, para o evento promovido pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE), em alusão ao Outubro Rosa. “Fabiana Parro é a nossa convidada e vai nos contar sua história de vida e superação”, destaca o presidente da ACP.
Fabiana Parro, fonoaudióloga, vice-prefeita de Paranaguá e fundadora do Instituto Peito Aberto, compartilhará sua trajetória mostrando como desafios podem se transformar em oportunidades de vida. Em 2012, Fabiana transformou um câncer de mama em uma batalha vencida.
“O convite da palestra foi para falar sobre o momento do diagnóstico e como superei os desafios do tratamento, e o que me levou à idealização do Instituto Peito Aberto, que atende mais de 100 mulheres com diagnóstico de câncer, em Paranaguá”, ressalta Fabiana.
A vice-prefeita destaca a importância sobre as orientações a respeito da saúde da mulher, cuidados e prevenção. “Nós temos um olhar muito sensível para a saúde de Paranaguá enquanto poder público e principalmente com relação às mulheres”, destaca.
Outubro Rosa em Paranaguá
Durante o Outubro Rosa em Paranaguá, várias ações são realizadas. Todas as Unidades de Saúde da macrorregião correspondente realizam o Dia do Preventivo, com horário estendido das 8h às 21h.
São ofertadas coletas do exame preventivo do colo do útero, solicitação de mamografia, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites), aferição de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e vacinação.
Trajetória de Fabiana Parro
Fabiana Medeiros Parro Rocha nasceu em 16 de março de 1976 em São Bernardo do Campo (SP). Formou-se em Fonoaudiologia e estabeleceu-se em Paranaguá, no Litoral do Paraná. É casada com o médico cirurgião Dr. Lucas Nitsche Rocha e mãe de dois filhos, Beatriz e Arthur. Em 2012, aos 36 anos, Fabiana enfrentou e venceu um câncer de mama do tipo triplo-negativo, passando por cirurgias (mastectomias, retirada preventiva de ovários e trompas) e tratamento intenso de quimioterapia e radioterapia. Essa experiência pessoal a motivou a fundar, em 2013-2014, o Instituto Peito Aberto.
Fabiana Parro ingressou na vida pública recentemente. Em 2024, ela foi candidata nas eleições, compondo chapa como vice-prefeita ao lado do candidato a prefeito Adriano Ramos. Os dois sagraram-se vitoriosos em 6 de outubro de 2024. Fabiana assumiu em 1.º de janeiro de 2025, seu primeiro cargo eletivo: vice-prefeita de Paranaguá para o mandato 2025–2028.
> Encontre-nos no Facebook