Paranaguá celebra seus professores: tributo a quem ensina com o coração
Prefeito Adriano Ramos homenageia professores e agradece pela dedicação diária
O dia 15 de outubro é mais que um momento de simbolismo, é a celebração da profissão que planta e rega as sementes do conhecimento.
Para o Dia do Professor, a frase do mestre chinês Confúcio traduz a representatividade e como o ofício ecoa entre gerações. “Se você planeja para um ano, plante arroz. Se você planeja para dez anos, plante uma árvore. Mas se você planeja para cem anos, eduque uma criança”.
Em Paranaguá, o prefeito Adriano Ramos dedica o 15 de outubro a todos que fazem acontecer no dia a dia da educação parnanguara. “Hoje, celebramos todos os que dedicam suas vidas à nobre missão de ensinar. O Dia do Professor é um dia para reconhecer e agradecer a cada educador que, com paciência, dedicação, sabedoria, empatia e amor, transforma o futuro de nossas crianças e jovens”, diz o prefeito.
“Em cada sala de aula, encontramos o coração pulsante da nossa cidade através do conhecimento, a esperança e o compromisso com um amanhã melhor”, destaca Adriano Ramos, que agradece a dedicação de cada profissional.
Professores regam a semente do conhecimento em Paranaguá
A educadora infantil Hellen Cristina Araújo de Carvalho Neves, do Centro Municipal de Educação (CMEI) Milena Bonfim, sabe bem o que é plantar o fruto do conhecimento. “O que me motiva na profissão são os desafios. Porque todas as vezes que nós ensinamos as crianças, ao longo do final do ano, é perceptível observar os resultados. É interessante participar do processo de construção da identidade da criança e colher os frutos do nosso trabalho”, destaca.
“Eu gostaria que as pessoas soubessem que a Educação Infantil é a base do processo de ensino-aprendizagem, é muito importante. Não é só cuidar das crianças, nós estamos aqui para ensinar. Desde o momento que a criança ingressa na escola, tudo o que faz aqui dentro tem funcionalidade e tem objetivo”, destaca a professora.
Já a professora Joycianne Cristina Correia Cabral, da Escola Municipal Graciela Almada Diaz, na Ilha dos Valadares, conta que a educação sempre esteve presente em sua vida. “Vim de uma família de professores e sempre escutei que seria professora. Quando percebi, já estava inserida na educação. Durmo pensando em educação, acordo pensando em educação, sou professora há 26 anos”, destacou.
“O que me faz seguir em frente sempre é a paixão pela educação. Se eu não fosse professora, diria para os próprios professores que vocês são o caminho da mudança, e como professora, afirmo: nós somos importantes e fazemos a diferença na vida dessas crianças. É através da educação que podemos construir um mundo melhor”, ressalta Joycianne.
O professor Diogo da Cunha do Nascimento, da Escola Municipal Nayá Castilho, também compartilhou sua emoção ao falar sobre o papel transformador do educador.
“Escolhi ser professor porque sempre tive facilidade para ensinar e minha mãe sempre me incentivou. Sou professor há mais de 10 anos, e aprendi a ser mais empático, a entender que as crianças são o reflexo do que têm em casa”, relata Diogo. “É um trabalho como se fosse uma extensão do desenvolvimento da criança e do cidadão futuro”, diz o profissional, com orgulho do seu trabalho.
Mensagem da Secretária de Educação de Paranaguá
A secretária municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Fabíola Arcega, deixa sua mensagem de agradecimento aos professores nesse dia. “Hoje é dia de celebração, Dia do Professor. Nós trazemos a esperança de conhecimento desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trouxemos para esse ano o Projeto Acolher, que já atende mais de 50% dos profissionais do Magistério Público Municipal. A você, que faz a diferença no dia a dia dos nossos parnanguaras, agradeço em nome da Secretaria de Educação e da prefeitura”, diz a secretária.
> Encontre-nos no Facebook