Paranaguá realiza Dia D de Multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes

Estão disponíveis imunizantes como BCG, hepatite A e B, pólio, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e meningite nas Unidades de Saúde


Todas as Unidades de Saúde em Paranaguá estão abertas neste sábado, dia 18, até às 17 horas, para o Dia D da Campanha de Multivacinação. A iniciativa tem como objetivo uma grande mobilização para atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes. 

O prefeito Adriano Ramos acompanhou a vacinação em Unidades de Saúde e lembrou da importância de cuidar e proteger as famílias. “O Dia D de vacinação é um momento de cuidar proteger, é um compromisso com a saúde das nossas crianças e adolescentes. Vacinar é um gesto de amor. Nós vamos continuar investindo pesado para que todos tenham acesso à saúde de qualidade na nossa cidade. Quem ama, cuida e protege”, enfatiza o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, explica que essa é uma campanha que iniciou no dia 6 e se estenderá até o dia 31 de outubro. “Hoje, no dia 18, nós temos o Dia D, quando todas as Unidades Básicas de Saúde estão com as portas abertas das 8h às 17h para vacinação dos nossos cidadãos parnanguaras. Eu estendo o meu convite a todas as famílias para que venham até as Unidades Básicas de Saúde munidas de um documento de identificação e a sua carteira de vacinação. Faça um ato de cidadania, traga sua família para ser vacinada”, destaca o secretário. 

“Nós temos dispostos nas unidades básicas de saúde, a serviço do cidadão, uma equipe preparada e todo o portfólio de vacinas do Ministério da Saúde, como Hepatite A, Hepatite B, Meningite, Varicela, Febre Amarela, HPV para adolescentes de 15 a 19 anos, Influenza, Covid-19, Dengue, enfim, todo o portfólio está disponível nas nossas unidades”, destacou o secretário de Saúde, Daniel Fangueiro.

A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, também ressalta a importância da imunização e faz um alerta para os pais. “Hoje é um dia muito importante. É no Dia D que todas as nossas UBSs estão abertas para a nossa população para que a gente coloque em dia a carteira de vacinação. Fica já um alerta para os pais sobre a importância da vacinação de nossas crianças. A gente não pode deixar passar nenhuma vacinação!”, alerta a vice-prefeita.

O diretor da 1.ª Regional de Saúde, Leovaldo Bonfim, explica que essa é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para elevar a cobertura vacinal em todo o país. “Temos que lembrar que a vacina é um ato de amor. A partir do momento que você deixa de vacinar seu filho, você está expondo ele a doenças graves que estariam até erradicadas”, afirma.  “Precisamos manter essa cobertura vacinal em dia, as crianças vacinadas, para que a gente possa deixar de entrar doenças que já tinham sido erradicadas, como sarampo, que não tinha mais e já está retornando”, ressalta Bonfim.

Angélica Gonçalves participou do Dia D ao levar seus filhos para a vacinação. “É importante se prevenir das doenças e estar com a vacinação em dia”, diz a mãe, que aproveitou o dia ao lado dos filhos com muito amor e proteção.

Imunizantes e público-alvo

Os pais podem levar os filhos a qualquer Unidade Básica de Saúde para atualizar o cartão de vacinas. Estão disponíveis imunizantes como BCG, hepatite A e B, pólio, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), meningite, rotavírus, varicela, influenza, covid-19 e febre amarela, entre outros. Três outras vacinas são oferecidas para outras faixas etárias: HPV, para adolescentes de até 19 anos, e sarampo e febre amarela, para adultos de até 59 anos.

> Encontre-nos no Facebook