Prefeitura de Paranaguá conquista termo de cessão da Estação Ferroviária de Alexandra

Com apoio do vereador Irineu Cruz e do ex-secretário de Cultura, Ivan Lapolli, o município dá um importante passo para restaurar e preservar um dos marcos históricos da imigração italiana no Paraná


A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), comemorou nesta quarta-feira, 22, a conquista da minuta do termo de cessão da Estação Ferroviária de Alexandra. A notícia foi celebrada pelo prefeito Adriano Ramos, ao lado do vereador Irineu Cruz e do ex-secretário de Cultura, Ivan Lapolli, que participaram ativamente do processo.

“Esse é um trabalho do vereador Irineu Cruz com o ex-secretário da Cultura, Ivan Lapolli, que ajudou muito Paranaguá. Hoje saiu a minuta do termo de cessão para que possamos dar o último passo e colocar a Estação Ferroviária de Alexandra sob os cuidados da Prefeitura Municipal. É o cuidado que nós temos com o patrimônio da nossa cidade”, destacou o prefeito Adriano Ramos.

O vereador Irineu Cruz explicou que a iniciativa começou ainda em janeiro, quando buscou apoio do então secretário de Cultura.

“Em janeiro, procurei o secretário Ivan Lapolli para que a gente pudesse fazer algo em relação à estação ferroviária de Alexandra, que estava abandonada há muitos anos. O secretário fez um excelente trabalho e, em julho, assinamos um protocolo de intenções para que a Prefeitura assumisse a cessão da estação, que pertence à empresa Rumo. Agora, com a minuta pronta, a Prefeitura poderá restaurar e reestruturar o espaço, valorizando a história parnanguara e trazendo orgulho ao bairro de Alexandra”, afirmou o vereador.

O ex-secretário Ivan Lapolli detalhou como o processo foi conduzido. “Já estava mapeado o interesse da Prefeitura na Estação de Alexandra e o vereador Irineu foi o primeiro a dar apoio integral à reivindicação. Foram diversas tentativas junto à Rumo até que conseguimos avançar com a carta de intenções. Agora, com a minuta da empresa e as condições definidas, o próximo passo é o encaminhamento ao Governo do Estado para o referendo da cessão. É um marco histórico, que valoriza a imigração italiana no Paraná e fortalece a autoestima da população de Paranaguá e de Alexandra”, explicou Lapolli.

Por fim, o vereador Irineu Cruz ressaltou os planos para o futuro do local. “Vamos apresentar ao prefeito e à atual gestão da Secultur as intenções para transformar a estação em um marco histórico e turístico, que conte a história da colonização italiana e se torne um espaço visitável e atrativo para moradores e visitantes”, completou.

> Encontre-nos no Facebook