Inclusão: servidores da UPA de Paranaguá são capacitados em Libras
Prefeitura de Paranaguá promoveu capacitação especial para os profissionais de Saúde
A Prefeitura de Paranaguá promoveu uma capacitação especial para os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na quinta-feira, 23. A iniciativa é da Central de Libras Bruna Pivato, através da Secretaria Municipal de Inclusão (Semi) e deve finalizar até o início de dezembro com os profissionais da Unidade. O objetivo da iniciativa é aprimorar o atendimento, garantindo mais acessibilidade nos serviços de saúde prestados.
A secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, explica a importância da capacitação. “Com essa capacitação, os profissionais da UPA adquirem conhecimento em Libras, o que faz toda a diferença no atendimento às pessoas surdas”, disse a secretária.
Isabele enfatiza a necessidade da capacitação e conhecimento para os servidores. “Nós temos uma Central de Libras que oferece suporte sempre que necessário, mas é fundamental que todos os servidores também tenham esse conhecimento para garantir uma comunicação mais acessível e humanizada. Inclusão se constrói no dia a dia, com empatia e respeito e essa é uma marca da gestão do prefeito Adriano Ramos”, destacou Isabele Dias.
A diretora da Promoção de Libras, Nice Christino, explica que o projeto tem como tema “Libras Acessível no Atendimento de Urgência e Emergência”. “O objetivo principal é despertar entre os profissionais e os acadêmicos da área de saúde e segurança pública, o interesse pela promoção de um atendimento mais humanizado às pessoas com surdez”, destacou Nice.
Além de ensinar noções básicas da Língua de Sinais, o projeto também pretende sensibilizar os participantes sobre a importância da comunicação inclusiva e o papel fundamental da empatia no atendimento a cidadãos surdos, surdos cegos ou com deficiência auditiva. O foco desse projeto é a melhoria na eficiência e qualidade dos atendimentos emergenciais, a redução de falhas na comunicação e no atendimento, aumento do desempenho das equipes, agilidade dos protocolos, sensibilização dos profissionais quanto à diversidade e inclusão.
“O projeto busca desenvolver a competência comunicativa em Língua Brasileira de sinais entre os enfermeiros, profissionais de enfermagem, a os atendentes, os membros da Guarda Civil que ali permanecem, promovendo a inclusão e a acessibilidade nos serviços públicos de emergência”, ressalta a diretora.
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