Dia das Merendeiras: o protagonismo de quem prepara e serve 21 mil refeições por dia em Paranaguá

São histórias de dedicação às crianças que merecem ser protagonizadas


Nas escolas municipais de Paranaguá, as mãos que fazem acontecer não estão apenas nas salas de aula. Na cozinha, entre panelas, pratos, temperos e sorrisos, as merendeiras são protagonistas nos cuidados com a alimentação e nutrição escolar.

São elas que preparam o alimento com amor, carinho, zelo e com a dedicação de uma mãe.

Paranaguá conta atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), com um total de 170 profissionais na área da merenda escolar.

São histórias que não apenas no 30 de outubro, Dia da (o) Merendeira (o), mas sempre, merecem ser protagonizadas.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, celebra o dia reconhecendo a importância das profissionais para o município de Paranaguá.

"Hoje é um dia de gratidão. Celebramos e reconhecemos o trabalho das merendeiras. O cuidado e o carinho que elas colocam em cada refeição vão além de preparar alimentos, é um gesto de cuidado, responsabilidade e dedicação com as nossas crianças. É uma função nobre, que contribui com o futuro de Paranaguá”, destaca o prefeito.

Diariamente, são servidas 21 mil refeições nas 82 unidades escolares do município para 16.601 alunos da rede municipal, garantindo que crianças e adolescentes recebam refeições nutritivas durante toda a jornada escolar, inclusive no período integral. O atendimento também se estende às instituições filantrópicas, reforçando o compromisso social do município.

O cardápio é cuidadosamente elaborado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, que planejam refeições balanceadas e adequadas às necessidades nutricionais dos estudantes.

A secretária municipal de Educação, Fabíola Arcega, faz uma homenagem às profissionais e lembra a importância do cuidado e preparo às refeições servidas às crianças.

“A merenda escolar é uma parte essencial do processo educativo, pois contribui diretamente para o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos alunos. As merendeiras são verdadeiras parceiras da educação, que, com dedicação e carinho, preparam cada refeição com cuidado e amor. Agradecemos imensamente por todo o empenho, comprometimento e zelo com que desempenham essa função tão importante”, destacou a secretária.

Histórias que contribuem para o futuro das crianças em Paranaguá

Crislaine Ramos Santos trabalha como merendeira na Escola Municipal Nazira Borges, no Km 19, em Alexandra. E sua história com a profissão é marcada por uma trajetória de amor. “Amo trabalhar, cozinhar, servir as crianças com cuidado e carinhos. As crianças fazem a gente ter cada vez mais vontade de atuar. É muito gratificante essa missão”, destaca Crislaine.

Segundo ela, um momento que marcou bastante seu trabalho foi a primeira exposição da decoração que fez na mesa, onde é servida a alimentação para as crianças. “Eu faço decorações, enfeites, faço a mesa bonita para eles, faço um prato com cada tipo de salada. Ser merendeira pra mim é gratificante e vale a pena sempre fazer o trabalho com dedicação porque o sorriso das crianças motiva e é o que mais vale. Comida quando feita com amor é diferente e eu faço a decoração na mesa, e vejo que as crianças se alimentam melhor”, diz a merendeira.

Marizete dos Santos do Carmo trabalha como merendeira no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Regina Celia Domit e expressa o seu amor pela função. “É o meu primeiro trabalho como merendeira. Ver as crianças se alimentarem bem é o que me deixa feliz”, declara Marizete.

Papel fundamental das merendeiras no dia a dia das escolas

O dia 30 de outubro é dedicado no Brasil aos merendeiros e merendeiras, que cozinham e alimentam por dia, mais de 40 milhões de estudantes das escolas brasileiras.

Thaís Porfírio de Oliveira é uma dessas profissionais que contribuem para o dia a dia e o desenvolvimento das crianças em Paranaguá. Ela exerce sua função no CMEI Regina Célia Domit e diz que o que motiva seu trabalho é o amor pela profissão, que ela exerce há três anos. “É gratificante ver a criança comendo um alimento saudável que a gente prepara. A gente vê o sorriso deles. Para nós, é muito gratificante”, destaca. Ela explica ainda, que o trabalho de merendeira requer bastante cuidado e dedicação. Todo o trabalho é feito com detalhe pensando na introdução da alimentação infantil. “Eu sei o que cada criança gosta e o que não gosta de comer aqui na escola. A gente conhece um por um”, diz Thaís, com orgulho da sua profissão.

> Encontre-nos no Facebook