Prefeitura de Paranaguá avança com nova etapa do Programa Puxa Fila

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde busca reduzir o tempo de espera por consultas e desafogar a UPA

A Prefeitura de Paranaguá iniciou, na terça-feira, dia 4, mais uma fase do Puxa Fila, uma ação voltada à redução do tempo de espera por consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante o mês de novembro, diversas unidades estarão abertas em horário estendido - a partir das 17h30 - para atender pacientes que aguardavam por consultas agendadas há mais de dois meses.

O projeto, idealizado e executado pela atual gestão, tem como objetivo antecipar o atendimento de pacientes já cadastrados na rede municipal, contribuindo para o desafogamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e melhorando a eficiência do sistema público de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os agentes comunitários de saúde entram em contato diretamente com os pacientes que já possuem consultas marcadas, oferecendo a possibilidade de atendimento antecipado nas datas das ações. As UBS seguem funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o público em geral.

Cronograma de atendimentos do Puxa Fila – Novembro

6/11 – UBS Santos Dumont
11/11 – UBS Vila do Povo
13/11 – UBS Vila Guarani
18/11 – UBS Vila Garcia

Todos os atendimentos começam às 17h30.

O diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Jorge Luís Pinho Woll, destacou o êxito do primeiro dia de atendimentos desta nova etapa. “O objetivo é adiantar as consultas de quem está há muito tempo na fila. Estamos trabalhando com qualidade e dedicação para que essas esperas sejam cada vez menores e os pacientes sejam atendidos o quanto antes”, enfatizou.

O Puxa Fila é uma das iniciativas que integram o conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Paranaguá para ampliar o acesso da população à atenção primária e melhorar o fluxo de atendimentos no sistema municipal de saúde.

> Encontre-nos no Facebook