Trabalhadores do comércio de Paranaguá receberão ação especial da Prefeitura

Equipe visitará estabelecimentos comerciais na quarta-feira, dia 19, das 10h às 16h


A saúde preventiva está prestes a chegar diretamente nas lojas e estabelecimentos do Centro Histórico de Paranaguá. A Prefeitura de Paranaguá e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria da Atenção Primária, anunciou uma Ação Especial de Saúde do Homem focada exclusivamente nos trabalhadores do comércio local.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 19, das 10h às 16h, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços básicos de saúde para um público que, devido à intensa rotina de trabalho, frequentemente adia o cuidado regular.

"Os trabalhadores do comércio formam um público estratégico. Devido às suas jornadas extensas, frequentemente deixam de procurar atendimento. Essa ação busca aproximar o cuidado, levando a equipe até o local onde esses homens estão", explica a diretora de Atenção Primária, Jéssica Teixeira Gonçalves.

Serviços oferecidos
A ação itinerante visa a promover o cuidado integral e fortalecer o vínculo dos trabalhadores com a Atenção Primária. Durante a visita das equipes, serão oferecidos serviços como orientações abordando temas como prevenção, sinais de alerta e hábitos saudáveis; aferição da pressão arterial e o registro de peso e altura e todos os dados coletados serão inseridos no prontuário municipal, garantindo que o acompanhamento de saúde possa ser continuado pela Rede de Atenção à Saúde.

Estratégia e logística
Para garantir a máxima cobertura, a Semsa mobilizará três duplas de profissionais, compostas por um Técnico de Enfermagem e um Agente Comunitário de Saúde (ACS) da UBS Ezequiel Luiz Dias do Nascimento – Leblon (ESF).

As equipes têm como missão: mapear os estabelecimentos comerciais do Centro Histórico; dividir o território em três rotas de abrangência e percorrer as lojas, realizando as abordagens de saúde e os registros.

O Centro Histórico foi escolhido como território prioritário por concentrar um grande fluxo de trabalhadores, o que potencializa o impacto epidemiológico e o alcance populacional da ação.

De acordo com a Diretora da Atenção Primária, que coordena a iniciativa e destaca os resultados esperados, a expectativa é de ampliar o acesso aos cuidados básicos. Segundo Jéssica Gonçalves "também temos o objetivo de melhorar o diagnóstico precoce de condições como a hipertensão e fortalecer as ações de prevenção. É um passo importante para aproximar a Atenção Primária do território e dos trabalhadores, conforme as diretrizes municipais e da PNAB."

A população masculina do comércio de Paranaguá é incentivada a aproveitar a oportunidade para realizar uma avaliação rápida e receber orientações essenciais de saúde.

> Encontre-nos no Facebook