Audiência Pública confirma pavimentação das colônias Maria Luiza e Quintilha pelo programa Estradas da Integração
Reunião reúne moradores, representantes municipais e estaduais para detalhar obra que prevê 11,8 km de pavimentação com blocos intertravados, garantindo mobilidade, segurança e preservação ambiental
A Prefeitura de Paranaguá realizou na tarde de terça-feira, dia 18, uma Audiência Pública na Colônia Maria Luiza para apresentar detalhes da pavimentação que integrará o programa Estradas da Integração, iniciativa do Governo do Estado do Paraná que visa a melhorar a infraestrutura rural e a competitividade agrícola. A obra beneficiará diretamente as colônias Maria Luiza e Quintilha.
Além de representantes das comunidades, participaram do encontro representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Após a audiência, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural se reuniu e aprovou, por votação, a execução da pavimentação nas duas colônias.
O secretário da Semmadesp, Márcio Vega, ressaltou a importância da obra para a mobilidade e para o fortalecimento da produção rural e do turismo local.
“É fundamental tratar da mobilidade das nossas colônias. Isso favorece o escoamento da produção rural, impulsiona o turismo e garante mais segurança para a população. Esse trabalho é fruto do esforço do prefeito Adriano Ramos, do secretário de Obras, Ozeias Rabello e do apoio do Governo do Estado”, destacou.
Emerson Gerstemberger, chefe regional do IDR-Paraná, explicou que o órgão atua na elaboração dos estudos ambientais e técnicos, garantindo que a estrada seja construída de forma segura e sem impactos negativos.
“Nosso papel é conciliar a estrada com o meio ambiente. Já emitimos o documento técnico que garante essa compatibilidade, essencial para que a obra seja duradoura”, afirmou.
A estrada, que faz parte do programa Estradas da Integração, foi selecionada por atender comunidades com alta demanda, grande número de agricultores e potencial turístico. Localizada no entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, a via será pavimentada com blocos intertravados, preservando as características ambientais da região.
Serão 11,8 km de pavimentação, com investimento estimado entre R$ 11 e R$ 12 milhões. O projeto inclui drenagem, preparo da base e métodos construtivos adequados às áreas de Mata Atlântica.
O secretário municipal de Obras, Ozeias Rebello Costa, destacou que o município tem recebido importantes investimentos tanto nas colônias quanto na área urbana.
“É um programa amplo do Governo do Estado. Além das obras na cidade, esse pavimento flexível vai transformar a realidade das colônias”, disse.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Irineu Cruz reforçou que o Legislativo acompanhará e fiscalizará toda a execução.
“A Câmara tem total liberdade para fiscalizar qualquer obra. Se houver irregularidade, o cidadão pode procurar seu vereador. A garantia é de transparência e responsabilidade”, afirmou.
O administrador regional das colônias, Alberto Renato Bonaldi, destaca que a pavimentação é essencial para a comunidade, especialmente para fortalecer o turismo rural e oferecer mais conforto aos visitantes. Ele ressalta que a melhoria beneficiará diretamente os agricultores, que enfrentam dificuldades para escoar a produção, principalmente em períodos de chuva, quando a estrada fica em más condições. A pavimentação deve aumentar a produtividade e reduzir os custos de transporte da safra.
A pavimentação representa um avanço significativo para as comunidades rurais de Paranaguá, fortalecendo a economia local e proporcionando mais qualidade de vida aos moradores.
> Encontre-nos no Facebook

