1ª Gincana da Cultura Parnanguara reúne escolas integrais e celebra identidade cultural de Paranaguá

Evento mobilizou cerca de 200 estudantes, professores e famílias na Arena Albertina Salmon; Escola Aníbal Ribeiro Filho foi a campeã da edição.

A manhã do último sábado, dia 22, foi marcada por integração, aprendizado e muita energia durante a 1ª Gincana da Cultura Parnanguara das Escolas Integrais, realizada na Arena Albertina Salmon. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) reuniu 13 escolas do Município, com a participação de turmas dos 4º e 5º anos do Ensino Integral, alcançando um público estimado em cerca de 200 pessoas, incluindo servidores, equipes pedagógicas, estudantes e responsáveis.

O objetivo do evento foi promover a valorização da história e da cultura de Paranaguá, aproximando os alunos das tradições locais por meio de atividades lúdicas e colaborativas. Entre as provas, estiveram brincadeiras tradicionais como cabo de guerra, corrida de saco, carrinho de mão, corrida da água e desafios com bexigas, além de uma etapa de perguntas sobre o patrimônio histórico e a identidade cultural parnanguara.

Aprendizado, colaboração e orgulho de ser parnanguara

A secretária municipal de Educação, Fabíola Arcega, destacou que o evento superou as expectativas e envolveu escolas de diferentes regiões, incluindo comunidades das colônias. A participação das famílias também marcou presença, graças ao transporte escolar disponibilizado pela Semedi.

“Foram 13 instituições com participação, inclusive unidades das colônias. Muitas crianças vieram com os pais, outras com a escola, porque fornecemos ônibus escolar. Foi um dia muito proveitoso”, afirmou Fabíola.

“As brincadeiras sempre incentivaram o processo colaborativo, a solidariedade e a cooperação entre as equipes. Nada foi individual. Acreditamos que, por ter sido a primeira edição, foi um sucesso. Professores e pedagogos já solicitaram que a gincana aconteça mais vezes. Ficamos felizes porque não foi apenas participação e diversão, mas também aprendizado sobre nosso município, nosso patrimônio histórico e as riquezas culturais que temos”, completou a secretária.

Escola campeã e reconhecimento às participantes

A grande campeã da gincana foi a Escola Municipal em Tempo Integral Dr. Aníbal Ribeiro Filho, que garantiu como prêmio uma tarde especial em um parque de diversão, programada para o início de dezembro. As demais escolas também receberam troféus e medalhas, reforçando o espírito de união, pertencimento e valorização de todas as equipes presentes.

A primeira edição da Gincana da Cultura Parnanguara reforçou a importância da educação integral como ferramenta de formação cidadã, fortalecendo o vínculo dos estudantes com a história e os símbolos culturais de Paranaguá. Para a Semedi, o resultado da ação demonstra que projetos que envolvem ludicidade, cultura e coletividade devem continuar ganhando espaço na rede municipal.

> Encontre-nos no Facebook