Capacitação no CRAS da Ilha dos Valadares amplia oportunidades para jovens no mercado de trabalho
Curso teve como objetivo preparar os jovens da localidade e proporcionar conhecimentos para o desenvolvimento profissional
A Prefeitura de Paranaguá disponibilizou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Ilha dos Valadares para a realização das aulas do Curso de Informática Básica para Jovens. Uma ação que visa a proporcionar capacitação e qualificação aos adolescentes da localidade. A iniciativa, que é da Portos do Paraná, teve apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial (Semdir), Secretaria Regional da Ilha dos Valadares (Serval), CIA Ambiental e SENAI.
O curso teve como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando conhecimentos essenciais para o desenvolvimento profissional. Durante os encontros, foram trabalhadas habilidades profissionais, como criação e organização de planilhas, edição e formatação de textos, pesquisa e navegação segura na internet, noções práticas de informática aplicada ao dia a dia profissional.
A ação proporcionou aos participantes uma experiência de aprendizagem, ampliando suas oportunidades e fortalecendo o vínculo com as políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social.
De acordo com a secretária municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Carolina Miranda, o curso foi proporcionado para os jovens que frequentam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS. “Esse serviço é um dos que são ofertados dentro do CRAS. Essa ação do curso de informática foi de extrema importância para os nossos jovens porque proporciona para eles conhecimento, novas perspectivas de vida, tira os jovens das ruas”, enfatiza a secretária, que elogiou a parceria da iniciativa.
O coordenador do CRAS, Rodrigo Fernandes Candido, explica que a Prefeitura quer alcançar novos públicos em breve. “Pretendemos ampliar os serviços e oferecer aulas também para pessoas idosas, que ainda apresentam muitas dificuldades com a internet”, destaca.
Jovens comemoram a oportunidade que pode mudar vidas
Willian Soares, estudante de 16 anos, diz que o curso foi importante para o seu desenvolvimento profissional como consequência, para sua vida. “Eu gostei muito do curso, vai me ajudar no dia a dia, e como eu sou estagiário, vai me auxiliar bastante nas minhas atividades”, declara o estagiário.
Emily Stephanie Aparecida Matos, de 15 anos, diz que o curso foi um marco porque vai auxiliar sua entrada no mercado de trabalho. “Vai ajudar muito na minha carreira porque eu não tinha nenhum curso de Informática”, diz a estudante.
> Encontre-nos no Facebook

