Visita guiada retrata Catedral de Nossa Senhora do Rosário

Essa será a última edição do ano da Escola de Formação de Turismo


Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur) fará a última edição do ano da Escola de Formação de Turismo. O local escolhido para essa visita guiada é a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário.

Os interessados estão sendo convidados a descobrir os segredos e a grandiosidade de um dos símbolos mais emblemáticos do Centro Histórico. Uma experiência única que revela a riqueza arquitetônica, os significados espirituais e os capítulos que moldaram nossa identidade cultural.

Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário é o mais antigo templo construído ao sul da capitania de São Vicente, em homenagem à N. Sra. do Rosário de Paranaguá e data de 1578, ano em que ficou pronta a construção.

Foi o marco central do povoado e da vila de Paranaguá que começou a crescer ao redor da igreja, ao lado da qual ficava o antigo cemitério da vila, obra dos pioneiros Jesuítas e dos colonizadores portugueses. Acredita-se que teve sua construção autorizada pelo próprio Pero Lopez para fundar um marco colonizador fora da Capitania de São Vicente e Iguape.

Em estilo colonial português, foi construída por escravos e libertos, devotos ao culto de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, padroeira perpétua da confraria do mesmo nome e do município de Paranaguá. O templo é uma das edificações mais antigas do Paraná e um referencial da confirmação da posse portuguesa no território paranaense.

As vagas são limitadas e devem ser feitas pela internet no link : https://forms.gle/UXBmxThRvM4FDAoF6

Essa é mais uma ação da Escola de Formação de Turismo, que valoriza o conhecimento e a capacitação para fortalecer o turismo de nossa cidade.

> Encontre-nos no Facebook