Paranaguá abre Brasileiro de Menores de Futebol Society e reforça protagonismo no esporte de base
Competição nacional reúne 1.200 atletas e destaca apoio integrado da Prefeitura
O Estádio Fernando Charbub Farah recebeu, na manhã de quinta-feira, dia 4, a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro de Menores 2026, promovido pela Confederação Brasileira de Soccer Society com apoio da Federação Paranaense da modalidade
A Prefeitura de Paranaguá, por meio das Secretarias de Esportes, Cultura e Turismo, Segurança, Saúde, Educação e Governo, garantiu a estrutura necessária para que o município sedie, mais uma vez, um evento esportivo de grande porte
Para o prefeito Adriano Ramos, Paranaguá vive um momento especial no esporte. “A cidade está se tornando referência. Nossos atletas têm conquistado espaço, levado o nome de Paranaguá aos pódios e isso nos orgulha. Sediar um campeonato nacional entre 9 e 17 anos reforça esse trabalho e mostra que a parceria entre Prefeitura e federações está no caminho certo”, afirmou.
O secretário municipal de Esportes, José Miguel Pereira, destacou a visibilidade da competição.
“Eventos assim colocam Paranaguá no mapa do esporte nacional. As portas seguem abertas para iniciativas que fortaleçam nossas modalidades e ampliem oportunidades para nossa juventude”, destaca o secretário.
Representantes das entidades esportivas também ressaltaram o papel da cidade. O presidente da Federação Paranaense de Soccer Society, Márcio Bitar Neves, afirmou que Paranaguá “fala e joga futebol set society”, lembrando que este é o quarto evento consecutivo realizado no município.
Já Marcello Cordeiro Sangiovanni, presidente da Federação Internacional e dirigente da Confederação Brasileira, reforçou o apoio da administração municipal como fundamental para receber atletas de diversos estados. Ambos destacaram a presença de observadores técnicos do Athletico Paranaense, ampliando as chances de jovens talentos ingressarem no esporte profissional.
Para Jackson Baiano, gestor da empresa Gol de Placa e diretor de competições do Litoral, sediar o Brasileiro era um desejo antigo. “Trabalhamos muito para trazer uma competição nacional para que nossas equipes do litoral tivessem essa oportunidade. Agora elas podem disputar em casa, diante de grandes adversários, e adquirir experiência”, afirmou.
O Brasileiro de Menores reúne 56 equipes dos estados do Amazonas, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, totalizando 1.200 atletas. Os jogos seguem até sábado, dia 7, das 9h às 18h30 nos dias 4 e 5; das 9h às 20h no dia 6; e com semifinais e finais no dia 7, das 9h às 13h. Representam o litoral paranaense as equipes ADP/Eight Training, R10 Academy, A.E.R.S., Seleto, Meninos da Vila, Mutirão, Furacão Litoral e Vila Nova.
A abertura contou também com a presença do chefe de gabinete André Ferruci e dos vereadores Márcio Mesquita (Gigante), Edilson Carlos Caetano e Halleson Stieglitz.
> Encontre-nos no Facebook

