Prefeitura de Paranaguá recebe representantes do Porto Guará
Gestão municipal destaca transparência, planejamento e geração de empregos durante reunião técnica
No final da tarde desta quarta-feira, dia 3, o prefeito Adriano Ramos recebeu, em seu gabinete, a equipe do Porto Guará para mais uma etapa de alinhamento sobre as futuras instalações do empreendimento. A reunião tratou de fatores técnicos, ambientais e operacionais que determinam a viabilidade do início das obras, reforçando o compromisso da administração municipal com planejamento responsável e benefícios diretos à população.
Ciente da complexidade técnica e ambiental do projeto, o prefeito destacou a relevância econômica e social do novo porto. “Estamos participando de reuniões para estudar a viabilidade da obra. Se depender de nossa equipe, faremos o possível para que as obras do novo Porto Guará comecem o mais rápido possível. Penso muito na geração de empregos que um empreendimento como esse pode proporcionar. Serão centenas de pais e mães que poderão sustentar suas famílias com novas oportunidades de trabalho”, afirmou Adriano Ramos.
A vice-prefeita Fabiana Parro reforçou a importância do diálogo contínuo entre município e empresa para garantir segurança e transparência em cada fase do processo.
“Estamos acompanhando tudo de perto porque sabemos dos fatores positivo que esse empreendimento pode trazer. Nosso compromisso é assegurar que o Porto Guará avance de forma responsável, com respeito ao meio ambiente e foco no desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.
A secretária de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, apresentou atualizações sobre o licenciamento ambiental e destacou os desenvolvimentos significativos do processo.
“O Porto Guará veio nos posicionar sobre os avanços no licenciamento, que já está em fase final para futuramente começar as obras. Também conversamos sobre as ações que dependem da prefeitura, como tratativas com a comissão técnica de planejamento e o termo de compromisso urbanístico. Esperamos que esse projeto saia do papel porque a melhoria dos acessos, especialmente da BR-277 pela Avenida Tílio Fontana até o porto, vai beneficiar toda a cidade ao reduzir o fluxo de caminhões. O projeto é muito bom”, afirmou Vânia.
O chefe de Gabinete, André Ferruci, ressaltou a determinação da gestão em agilizar os processos estratégicos. “Sabemos da importância de um porto como esse para o município. O prefeito Adriano Ramos nos deu a missão de acelerar o processo. O objetivo é destravar e tornar mais ágeis os projetos, e o Porto Guará é uma dessas prioridades”, destacou.
Representando o empreendimento, a CEO do Porto Guará, Xenia Arnt, explicou os avanços recentes. “Viemos apresentar a atualização do status do projeto. Obtivemos a licença prévia agora em outubro de 2025. Essa fase demonstra a viabilidade do empreendimento e inicia uma nova etapa, com estudos e projetos necessários para a obtenção da licença de instalação no IBAMA. O projeto abrange aspectos terrestres, marítimos e os acessos, que são essenciais para a operação”, afirmou.
A reunião também contou com a presença do engenheiro ambiental Bruno Guimarães, do engenheiro civil Charles Gelatti e do acionista Gabriel Rahad, reforçando o caráter técnico e colaborativo das tratativas.
Com articulação sólida, transparência e prioridade no desenvolvimento sustentável, a administração municipal segue empenhada para que o Porto Guará avance e impulsione a economia local gerando oportunidades concretas para a população.
> Encontre-nos no Facebook

