Ballet “A Quebra-Nozes” emociona público no Natal para Todos em Paranaguá

Espetáculo reuniu cerca de 60 bailarinas do Centro de Danças Bravo em uma apresentação especial preparada ao longo de todo o ano e realizada na programação cultural de fim de ano da Prefeitura.

A Praça de Eventos de Paranaguá viveu uma tarde marcada pela delicadeza, pela música e pela força da arte neste domingo, dia 7, durante a apresentação especial de “A Quebra-Nozes”, encenada por cerca de 60 bailarinas do Centro de Danças Bravo. A adaptação do clássico, preparada ao longo de todo o ano letivo, integrou a programação cultural do Natal para Todos e encantou o público que lotou o espaço para acompanhar o espetáculo.

A diretora da Bravo, Renata Silva do Nascimento, explicou que a apresentação é resultado de um processo contínuo de formação artística e técnica. “A gente prepara o espetáculo durante todo o ano letivo, desde o começo do ano. Foi uma honra e uma surpresa receber esse convite. Ficamos muito felizes em participar e contagiar mais pessoas com a arte, que é tão importante para o desenvolvimento de todo mundo”, afirmou.

A escola conta com 130 alunos, mas para a ocasião foi apresentada uma versão reduzida, adaptada ao calendário de final de ano. “Hoje estamos com uma versão ‘pocket’, por conta das férias e compromissos das famílias. Aqui, temos cerca de 60 bailarinas, com idades entre 7 e 72 anos”, explicou Renata.

Participação das bailarinas e diversidade etária

Um dos destaques da Bravo é a amplitude de perfis entre as alunas. No total, a escola trabalha com estudantes de 3 a 72 anos, reforçando que o ballet pode ser um caminho artístico acessível, plural e intergeracional.

Para o espetáculo deste domingo, o elenco reuniu crianças, jovens, adultas e idosas em coreografias que alternaram delicadeza, precisão e emoção, conduzidas pela trilha sonora marcante do clássico natalino composto por Tchaikovsky.

A emoção das famílias na plateia

Entre as mães que acompanharam cada cena, Suzana Kengo, mãe da bailarina Mariela Kengo, ressaltou o impacto da apresentação tanto para as crianças quanto para o público. “O Natal está fantástico. A apresentação foi linda e a cidade merece esse tipo de espetáculo. Minha filha ensaia o ano inteiro e poder mostrar esse trabalho para tanta gente é muito especial”, contou.

Com a filha no quarto ano de ballet, Suzana também destacou o papel da escola. “A Bravo tem uma estrutura fantástica. As meninas se dedicam muito, e ver elas novamente no palco, para toda a população, foi excelente”.

Arte local em destaque na programação de Natal

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis Neto, o Juca, a apresentação da Bravo reforça o compromisso da programação do Natal para Todos em abrir espaço para artistas e grupos culturais da própria cidade. “Esse espetáculo é um exemplo da valorização dos talentos locais. A ideia é oportunizar, trazer escolas, projetos e grupos para a praça, fortalecer quem produz arte aqui”, afirmou.

Ele destacou que o objetivo é ampliar a presença dessas iniciativas nos próximos anos. “Queremos ter cada vez mais dança, mais ballet, mais música. Ajudar durante o ano inteiro para, no final, termos apresentações ainda maiores”, concluiu.

> Encontre-nos no Facebook