Formatura de Cursos de LIBRAS reúne comunidade e reforça compromisso de Paranaguá com a inclusão

Evento promovido pela Prefeitura de Paranaguá celebrou a conclusão de 105 alunos em diferentes níveis de ensino da Língua Brasileira de Sinais, com a presença de autoridades e familiares da homenageada Bruna Pivato


A Prefeitura de Paranaguá realizou na noite desta quarta-feira, dia 10, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), a formatura dos alunos dos cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A cerimônia organizada pela Secretaria Municipal de Inclusão celebrou a conclusão das turmas de nível básico em segurança e saúde, básico para a comunidade geral, intermediário e kids, marcando mais um importante passo no aprendizado e no fortalecimento da inclusão no município.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Adriano Ramos, a secretária municipal de Inclusão Isabelle Dias, o chefe de Gabinete André Ferruci e familiares de Bruna Pivato, que dá nome à Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O prefeito Adriano Ramos fez questão de prestigiar a formatura e entregar pessoalmente os certificados. Ele destacou o orgulho em ver crianças, jovens, adultos e profissionais da segurança e saúde concluindo o curso.

“Paranaguá é uma cidade inclusiva. Trabalhamos para atender a todos, e ver esses alunos formados me deixa muito feliz. Quando fui vereador, apresentei um projeto para que profissionais da saúde fossem capacitados em Libras. Hoje, ver isso acontecendo reforça a cidade que sonhamos”, afirmou.

A secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, comemorou o resultado do trabalho realizado ao longo do ano.

“Tivemos formandos kids, profissionais da segurança e saúde, alunos da comunidade em geral. Foram 105 formados gratuitamente. No ano que vem teremos o nível avançado. Nosso objetivo é ensinar a Língua Brasileira de Sinais para todos, e é isso que o prefeito reforça sempre: tornar Paranaguá cada vez mais inclusiva”, destacou.

Emocionada, Greyce Bruna Pivato da Mata e Silva, irmã de Bruna Pivato, que dá nome à Central de Intérpretes, ressaltou o legado deixado pela irmã.

“A inclusão da comunidade surda em Paranaguá é de extrema importância. Ver isso crescer é emocionante para nós. Minha irmã lutou por isso e é gratificante ver esse legado sendo ampliado”, disse.

O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Calney Martins Gerhardt Pereira, também participou da solenidade e reforçou o impacto social da iniciativa.

“É um evento muito importante. São pessoas construindo pontes entre o mundo surdo e o ouvinte. Esse trabalho fortalece uma Paranaguá mais inclusiva e nos traz grande alegria”, comentou.

> Encontre-nos no Facebook