Prefeitura de Paranaguá leva ação de saúde bucal e atendimento especializado à Unidade de Acolhimento Institucional

Somando mais de 1.100 atendimentos em 2024, o Odontomóvel reforça a importância da odontologia itinerante como política pública eficiente

Uma iniciativa voltada à promoção da saúde integral e da dignidade de crianças e adolescentes acolhidos marcou mais uma ação social em Paranaguá. 

A Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) recebeu atendimento odontológico especializado por meio do Odontomóvel, consultório móvel que tem ampliado o acesso à saúde bucal no município. A atividade foi conduzida pela cirurgiã-dentista Andressa Castilho, com foco em prevenção, orientações de higiene e tratamentos clínicos.

A ação garantiu atendimento direto aos jovens acolhidos, reforçando a importância de cuidados contínuos com a saúde bucal e contribuindo para a promoção do bem-estar físico e emocional.

A Unidade de Acolhimento Institucional desempenha um papel estratégico na rede de proteção social do município. Amparada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Art. 101), oferece acolhimento provisório a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva. A unidade atende jovens em situação de abandono ou cujas famílias estejam impossibilitadas, temporariamente, de exercer o cuidado necessário.

Mais que um espaço de moradia transitória, a UAI busca garantir padrões de dignidade, segurança e acompanhamento especializado, até que o retorno à família de origem ou a inserção em família substituta seja possível. A Unidade de Acolhimento Aníbal Roque, administrada pela Secretaria Municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade.

A ação na UAI integra um conjunto de iniciativas realizadas pelo Odontomóvel ao longo do ano em Paranaguá.

"A unidade móvel assumiu papel central na descentralização do cuidado odontológico, levando atendimento a escolas, comunidades distantes e reforçando o serviço de urgência na UPA", enfatizou  o diretor de Odontologia, Márcio Valgas.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao atendimento, o Odontomóvel atuou em três frentes principais:

Prevenção nas escolas

Cerca de 700 alunos da rede municipal receberam avaliações clínicas, orientações de saúde bucal e procedimentos preventivos. As ações contribuíram para a formação de hábitos saudáveis e para a redução de problemas como cáries.

Atendimento nos bairros

A iniciativa também percorreu áreas de difícil acesso. Um dos destaques foi a ação “UBS sobre Rodas”, realizada no Morro Inglês, que permitiu que moradores da comunidade rural recebessem atendimento sem deslocamentos longos.

Reforço no atendimento de urgência

Desde agosto, o Odontomóvel ofereceu suporte estratégico à UPA aos fins de semana, período de maior procura por atendimento devido a dores agudas. Foram mais de 400 pacientes atendidos, desafogando o fluxo da unidade hospitalar e garantindo atendimento rápido e especializado.

Mobilidade que transforma

Somando mais de 1.100 atendimentos em 2024, o Odontomóvel reforça a importância da odontologia itinerante como política pública eficiente. Para o município, o serviço representa:

- Acessibilidade: atendimento próximo de quem mais precisa.

- Humanização: contato direto com a realidade das comunidades.

- Eficiência: agilidade em mutirões e plantões em horários alternativos.

"Esta ação foi um pedido especial da primeira-dama Patrícia Ramos que tem uma preocupação principalmente com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O nosso papel é levar atendimento para toda população, portanto a ação realizada na UAI evidencia que levar cuidado para além das estruturas tradicionais é essencial para garantir dignidade, saúde e cidadania, especialmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade", ressaltou o secretário de Saúde, Daniel Fangueiro.

> Encontre-nos no Facebook