Afoxé Filhos de Iemanjá já se prepara para cortejo em fevereiro
Cortejo sai da Igreja São Benedito dia 7 às 17h
No dia 7 de fevereiro, Paranaguá será palco do Afoxé Filhos de Iemanjá, que chega à sua 8.ª edição e promete arrastar uma multidão pelas ruas do Centro Histórico. O evento integra o calendário de turismo religioso do município e conta com a parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) , e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Promovido pela Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmandade (Acefi), em parceria com a Prefeitura e o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), o Afoxé é uma importante manifestação da cultura afro-brasileira, valorizando a fé, a ancestralidade e a resistência cultural.
A expectativa é reunir cerca de 800 participantes. O cortejo terá início na Igreja São Benedito, símbolo da resistência negra na cidade, seguindo pelas ruas do Centro Histórico com paradas culturais e apresentações ao longo do percurso.
Segundo Lederson Souza, presidente da Acefi e organizador do evento, o Afoxé representa um resgate histórico e cultural. “Resgatamos a história escravagista de Paranaguá, enaltecendo os pontos turísticos e toda a nossa cultura. Após a saída da Igreja São Benedito, contamos sua história, cantamos canções dos Orixás e de sambistas consagrados que ajudam a manter viva a cultura do povo preto”, destacou.
Lederson também destaca a passagem pelo IHGP. “No Instituto, além de muita história, existe um pelourinho original. No Brasil, só existem 18 e Paranaguá possui um deles. Ali paramos para contar toda a história do local”, explicou.
Ao final do cortejo, em frente à estátua de Iemanjá, às margens do rio, embarcações conduzirão os participantes pelo Rio Itiberê para a entrega das oferendas ao orixá.
Fé, cultura, memória e resistência
Dia: 7 de fevereiro
Horário: a partir das 16h. Saída 17h
Local: Igreja de São Benedito- Centro Histórico de Paranaguá
> Encontre-nos no Facebook

