Prefeitura de Paranaguá inicia ano letivo com 15 mil alunos e foco no acolhimento, segurança e valorização da Educação

Rede municipal retoma as aulas nesta sexta-feira, dia 6, com estudantes da Educação Infantil à EJA e planejamento de reformas, entrega de uniformes e materiais ao longo do semestre.

O ano letivo de 2026 teve início nesta sexta-feira, dia 6, na Rede Municipal de Ensino de Paranaguá, marcando o retorno de aproximadamente 15 mil alunos às salas de aula. A retomada envolve estudantes desde a Educação Infantil, a partir dos seis meses de idade, até jovens, adultos e idosos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o secretário municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Thiago Nascimento, todas as unidades escolares passaram por organização prévia para garantir um início de ano com acolhimento, segurança e estrutura adequada para alunos e profissionais da Educação.

“Hoje iniciamos a chegada das crianças nas instituições. Os diretores prepararam todo o ambiente escolar e os professores já iniciaram o trabalho pedagógico com formação dentro das escolas. Visitamos diversas unidades e encontramos equipes animadas, acolhendo os alunos e incentivando esse começo tão importante”, destacou o secretário.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Paranaguá é composta por 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 45 escolas municipais de Ensino Fundamental I, das quais 23 instituições ofertam ensino em tempo integral. A estrutura atende cerca de 2.800 profissionais da Educação, entre professores, pedagogos, educadores, monitores e profissionais de hora-atividade, que atuam diretamente no atendimento aos estudantes em diferentes territórios do município.

Estrutura física preparada e planejamento de melhorias

Para assegurar um início de ano letivo organizado, seguro e acolhedor, todas as unidades escolares passaram por um trabalho prévio de limpeza e organização dos espaços, garantindo ambientes adequados para receber estudantes e profissionais da Educação. O preparo contou com o apoio integrado de diferentes secretarias municipais.

Segundo o secretário, a rede inicia o ano letivo com segurança, ao mesmo tempo em que mantém um planejamento de reformas em algumas unidades escolares, que serão executadas ao longo do ano. “Sabemos dos desafios, mas todas as escolas estão preparadas para receber os alunos com segurança. As reformas estão planejadas e fazem parte de um trabalho contínuo para melhorar a infraestrutura das nossas unidades”, afirmou.

Segurança no entorno das escolas

Pensando na segurança dos alunos e na fluidez do trânsito, o entorno das escolas com maior fluxo contará com apoio e reforço operacional, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes. A ação será realizada em conjunto com os órgãos municipais responsáveis pelo trânsito e segurança, com o objetivo de garantir mais tranquilidade para pais, alunos e profissionais da Educação.

Transporte escolar garante acesso à educação

O Município também assegura o transporte escolar para estudantes da zona rural e das ilhas. Atualmente, cerca de 900 alunos são beneficiados pelo transporte terrestre, com o apoio de aproximadamente 25 motoristas cadastrados, que percorrem, juntos, cerca de 1.300 quilômetros por dia, especialmente para atender as unidades localizadas nas colônias.

Além disso, Paranaguá mantém o transporte escolar por via marítima para estudantes das ilhas, beneficiando cerca de 14 alunos, com dois marinheiros cadastrados e uma média de 11.900 horímetros semanais de operação, garantindo o acesso regular à escola mesmo em áreas de difícil acesso.

Prorrogação das carteirinhas do transporte escolar

A Secretaria de Educação informa ainda que a prorrogação para renovação das carteirinhas do transporte escolar segue até o dia 27 de fevereiro. O atendimento ocorre no setor de Transporte, localizado no Gigante do Itiberê (Estádio Fernando Charbub Farah), das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.

Uniformes e material escolar: entregas previstas para o primeiro trimestre

Uma das principais demandas das famílias no início do ano letivo, a entrega dos uniformes e do material escolar, já está em planejamento. A expectativa é que os uniformes de verão sejam entregues ao longo do primeiro trimestre.

“Existe um planejamento em andamento. Dependemos dos processos licitatórios e das empresas fornecedoras, mas a previsão é que ao longo do primeiro trimestre sejam entregues camisetas, bermudas, shorts e saias. Também teremos a entrega de mochilas e kits escolares”, explicou o secretário.

Ele destacou ainda que o objetivo da atual gestão é garantir condições adequadas de trabalho aos professores, com materiais pedagógicos e de papelaria, fortalecendo o ensino em sala de aula.

Educação de Jovens e Adultos amplia acesso e inclusão

O secretário também ressaltou a importância da EJA, que atende estudantes em diversos bairros do município. Nesta semana, professores da modalidade participaram de uma formação com atividades de integração e acolhimento.

“A EJA tem um papel fundamental. Muitas pessoas vivem com uma ‘venda’ nos olhos por não saberem ler ou escrever. A educação permite retirar essa venda, dar autonomia, dignidade e um novo olhar sobre a vida. Convidamos todos que ainda não concluíram os estudos a procurarem uma turma da EJA”, destacou.

As turmas são organizadas conforme a demanda dos bairros, ampliando o acesso à educação para jovens, adultos e idosos.

Apoio aos novos diretores e fortalecimento da gestão escolar

O início do ano letivo também marca a atuação de novos diretores e diretoras em algumas escolas municipais, que passaram pelo processo de eleição no fim do ano passado. Com experiência anterior na gestão escolar, o secretário ressaltou a importância do suporte institucional.

“Ser diretor de escola é um grande desafio. Eles não estão sozinhos. A Secretaria de Educação é um braço forte de apoio. Todo o suporte necessário será oferecido para que possam desenvolver um trabalho de qualidade, cuidando das crianças e também dos professores”, reforçou.

Valorização dos profissionais e mensagem à comunidade escolar

O secretário destacou ações de valorização do Magistério, como o pagamento do retroativo da progressão horizontal em parcela única, fruto de diálogo com o prefeito Adriano Ramos. “Valorizar o professor é essencial. Eles estão na linha de frente, dentro da sala de aula, e precisam desse reconhecimento. A educação transforma, e tudo começa na escola”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Thiago Nascimento, reforçou que a escola é o espaço fundamental para o desenvolvimento das crianças e destacou o compromisso da gestão com um ano letivo pautado pelo acolhimento, pela responsabilidade e pela presença ativa da Semedi nas unidades de ensino. “O melhor lugar para a criança estar é dentro da escola, dentro da sala de aula. Desejo um ano letivo de paz, tranquilidade, responsabilidade e muito aprendizado. Estarei presente nas escolas, conhecendo a realidade de cada bairro e de cada unidade. Nossa caminhada é longa, mas feita com alegria e compromisso com a educação de Paranaguá”, concluiu.

> Encontre-nos no Facebook