É falso que ponto de ônibus da Biblioteca está tomado pelo mato
A informação que circula nas redes sociais não condiz com a realidade
É falso que o ponto de ônibus localizado em frente à Biblioteca Pública de Paranaguá, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) esteja tomado pelo mato.
A informação que circula nas redes sociais com foto do ponto de ônibus em frente à Biblioteca Municipal tomado por mato, não condiz com a realidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, as informações que circulam nas redes sociais não representam a verdade, já que o local recebe limpeza diária e neste sábado, 14, equipes reforçam que o local está limpo.
A equipe de manutenção urbana realiza vistoria no local diariamente e o espaço está limpo, com roçada e conservação em dia, garantindo segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo, em Paranaguá.
A disseminação de imagens ou relatos fora de contexto pode gerar desinformação e prejudicar o entendimento da população sobre o trabalho contínuo realizado pelas equipes da Prefeitura.
A administração municipal reforça a importância de a população buscar informações verdadeiras em canais oficiais antes de compartilhar conteúdos não verificados. Segundo a Prefeitura de Paranaguá, a disseminação de informações falsas gera desinformação, boatos, confunde a população e pode causar prejuízos à compreensão das ações públicas.
Configurações de crimes
No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra.
Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.
Difamação: Difamar, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.
Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.
> Encontre-nos no Facebook

