Cores, fantasia e organização marcam o baile infantil que encantou o Carnaval de Paranaguá

Festa reúne famílias, movimenta a economia e reafirma compromisso com a cultura e a transparência no uso dos recursos públicos


A Prefeitura de Paranaguá realizou no domingo, 15, um dia de cores, música e riso solto na Praça de Eventos. O baile infantil de Carnaval, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), levou famílias inteiras para um espaço coberto e estruturado, pensado para acolher crianças e pais com conforto e segurança.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto, o Juca, explicou que a orientação do prefeito Adriano Ramos foi clara. “É Carnaval para todos. O prefeito pediu para que seja para todos de verdade. E a gente conseguiu com essa proposta do bailinho neste domingo à tarde. Atrair as famílias para a Praça de Eventos, um local coberto, bem estruturado. As famílias vieram aqui com as crianças. Realizamos mais uma união de esforços, como fizemos no Dia das Crianças, como fizemos no Natal”, afirmou.

O salão se transformou em um cenário de cores vivas e fantasias, com decoração caprichada, pintura facial e personagens que passeavam entre as crianças, arrancando sorrisos a cada encontro.

As marchinhas tradicionais deram o tom da tarde, enquanto a Liga dos Heróis e o Bloco das Encantadas mantinham o público em movimento. Houve espaço para a alegria dos pequenos e também para os adultos que, por algumas horas, reviveram a própria infância, embalados pelo mini bloco que seguiu à frente da festa, conduzindo clássicos do Carnaval que atravessam gerações.

Para Claudia, mãe de Rafael, de quatro anos, a experiência valeu a pena. “Está tudo muito divertido, muito colorido, ele tá muito feliz, não para um minuto. Parabéns aos organizadores, valeu a pena vir”, disse.

Carlos levou a filha Laura, de três anos. Ele, vestido de Superman; ela, de fada. “Eu trouxe ela pra brincar um pouquinho e fazer ela feliz, enquanto eu trabalho um pouco também, comigo ao lado”, contou Carlos.

Além do aspecto cultural e social, o Carnaval cumpre papel importante na economia local. O secretário destacou que a festa atrai e continua atraindo turistas, movimenta o comércio e gera receita para a cidade. E fez questão de esclarecer a destinação dos recursos públicos.

“Primeiro, vamos aos fatos. Toda a verba que é destinada para a Cultura tem que ser muito bem administrada e não pode ser repassada em hipótese alguma para uma outra secretaria. Investir no Carnaval é investir na cultura, é investir num retorno financeiro para os nossos empreendedores, pra nossa gente. Assim como não tem como investir o dinheiro da Saúde em outra pasta, assim acontece com a Cultura”, salientou Juca.

A administração municipal reforça que cada recurso aplicado segue a legislação e cumpre finalidade específica. No caso do Carnaval, o investimento retorna em forma de fortalecimento da cultura popular, geração de renda e ocupação qualificada dos espaços públicos.

O Carnaval também é das crianças e a Prefeitura de Paranaguá faz mais do que promover uma festa. Define uma prioridade. Coloca a família no centro da programação, ocupa o espaço público com organização e dá sentido ao investimento feito na cultura.

 

> Encontre-nos no Facebook