Prefeitura de Paranaguá alcançou a marca de 344 adoções de cães e gatos na atual gestão

12.ª feira de adoção acontece neste sábado, dia 28


Com a ampliação da capacidade de atendimento a animais de rua, a Prefeitura de Paranaguá tem realizado resgates e atendimentos veterinários, além de feiras de adoção desde o início da atual gestão.

Com investimentos constantes em infraestrutura e ações de conscientização, a Prefeitura Municipal tem garantindo saúde e, principalmente, um novo lar para centenas de animais.

Marca de 344 animais adotados e 12 feiras de adoção

Desde fevereiro de 2025, o município alcançou a expressiva marca de 344 animais adotados. Esse resultado é fruto de um trabalho intenso de sensibilização que incluiu a realização de 12 feiras de adoção. Mais que números, são centenas de famílias que agora contam com um novo integrante e animais que deixaram as ruas para receberem carinho e proteção.

Uma nova feira acontecerá neste sábado, dia 28.  É a 12ª feira realizada na atual gestão que acontecerá no Canil Municipal do Aeroparque, das 9h às 13h.

De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Chris Rosa, foram organizadas feiras mensais. “Foram poucos os meses que deixamos de fazer por causa de algum outro evento ou de mudanças climáticas, mas conseguimos realizar em quase todos os meses uma feira. Além disso, também estamos sempre com as portas abertas durante a semana para atendimento de adotantes na sede do Canil Municipal”, explicou.

Estrutura renovada

Para oferecer um acolhimento de qualidade, a Prefeitura realizou uma reforma estrutural profunda no abrigo municipal. O foco foi garantir que os animais resgatados tivessem conforto enquanto aguardam a adoção.

As principais melhorias incluem a ampliação do espaço, pois foram construídas 11 novas baias, cada uma com capacidade para até cinco animais de médio e pequeno porte.

Também foram feitas proteções com a instalação de 200 metros de cobertura. Antes os animais ficam restritos a casinhas, expostos ao sol e chuva, mas agora, com a cobertura e pavimentação de calçadas, o ambiente é salubre e protegido.

Entre as principais melhorias ainda tem a instalação de seis baias exclusivas com portas de vidro para isolamento e tratamento de gatos doentes, garantindo que o cuidado seja individualizado e seguro.

"Com essas reformas, conseguimos algo histórico: dobramos nossa capacidade de atendimento. Saltamos de 150 para mais de 300 animais abrigados simultaneamente, oferecendo uma estrutura digna que permitiu o resgate imediato de mais 100 animais que estavam em situação de vulnerabilidade", destaca o prefeito Adriano Ramos.

A reestruturação completa das baias coletivas e o investimento em logística de resgate reafirmam o compromisso de Paranaguá com a saúde pública e o respeito à vida animal. A Prefeitura segue trabalhando para que cada animal resgatado tenha a chance de uma recuperação plena e um final feliz ao lado de uma família responsável.

Resgates

Um dos resgates aconteceu em novembro do ano passado quando a equipe formada por funcionários das secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente ajudou no resgate de quatro cães encontrados em condições de maus tratos na Vila São Jorge.

Os animais estavam presos por correntes curtas, sem abrigo adequado, expostos ao sol e a chuva, e sem acesso regular à água potável ou alimentação apropriada.

Os animais foram retirados e levados ao canil municipal para atendimento veterinário.

Na semana passada um animal da raça pitbull estava num terreno baldio cheio de lixo, amarrado. Com cuidado necessário, a equipe foi até o local para resgate.
Foi constatado corte na parte onde estava a corda e do profundo corte foram retiradas larvas.

A secretária explica que o abandono continua sendo a principal ocorrência registrada na cidade. Segundo Christianara o maior problema é o abandono, seja em Paranaguá como no mundo inteiro. Em casos extremos, boletins de ocorrência são registrados juntamente com a retirada do animal da responsabilidade do tutor.

Nos casos mais urgentes, a Guarda Civil Municipal acompanha as operações, oferecendo suporte na abordagem e segurança da equipe durante as fiscalizações e abordagens. A média de denúncias de maus tratos gira em torno de 20 a 30 por semana.

Serviço

A população em geral pode denunciar casos de maus-tratos pelo telefone 3721-1780 opção 3 ou pelo instagram @?causanimal.paranagua.

Para o caso de adoções, é solicitado que os adotantes apresentem RG, CPF e comprovante de residência e ser maior de 18 anos. Os animais saem desverminados, vacinados e com castração garantida.

Além das feiras, o Canil Municipal do Aeroparque permanece aberto em horário regular para visitas e adoções, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

> Encontre-nos no Facebook