Lar Perseverança lança 5ª edição da Cartilha Velha Infância e reforça conscientização sobre os direitos da pessoa idosa

Evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa reuniu autoridades, comunidade e idosos acolhidos pela instituição, além de marcar o lançamento do audiobook da publicação

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Lar dos Idosos Perseverança realizou uma programação especial voltada à valorização, ao respeito e à garantia dos direitos da população idosa. O ponto alto das atividades foi o lançamento da 5ª edição da Cartilha Velha Infância e do seu audiobook, em evento realizado no auditório da Isulpar.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes de entidades, idosos acolhidos pela instituição, estudantes e membros da comunidade. Participaram da solenidade a secretária municipal de Assistência Social, Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, representando o prefeito Adriano Ramos; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Emilyn Teixeira de Oliveira; o presidente do Lar Perseverança, Lourival Soares da Silva Júnior; e Jouber Silva, representando os idosos da instituição.

A programação também contou com apresentações culturais da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), com dança e música, além da participação do Grupo de Cantoria do Sesc, proporcionando momentos de integração entre diferentes gerações.

Para o presidente do Lar Perseverança, Lourival Soares da Silva Júnior, a iniciativa vai além de uma celebração.

“Esse evento é muito significativo para nós porque aproxima a comunidade, especialmente os jovens, da realidade dos idosos. É uma oportunidade de promover um novo olhar sobre o envelhecimento e fortalecer os laços entre as gerações. Faz parte de uma série de ações que realizamos ao longo do ano e que refletem os 86 anos de história do Lar Perseverança”, destacou.

Lourival também ressaltou o caráter voluntário da diretoria da instituição, administrada pela Loja Maçônica Perseverança há mais de oito décadas, e reforçou o convite para que a população participe das atividades promovidas pela entidade.

“Cada ação de filantropia nos mostra que sempre podemos fazer mais. Convido toda a comunidade para participar do nosso bingo beneficente, no próximo dia 20, às 14 horas. Além de concorrer a prêmios, será uma oportunidade para conhecer a estrutura do Lar, nossos idosos e as necessidades da instituição”, afirmou.

A coordenadora de projetos do Lar Perseverança, Gabriela Bremer, destacou a importância da participação dos idosos na construção da cartilha e na realização do evento.

“Já é a quinta edição da cartilha que lançamos e isso é muito especial para todos nós. A participação dos nossos idosos foi fundamental para o sucesso desse trabalho”, disse.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, o evento cumpriu um papel essencial na conscientização da população sobre a importância da proteção e da garantia dos direitos da pessoa idosa.

“Momentos como este são fundamentais para promover informação, sensibilizar a comunidade e fortalecer a rede de cuidado e proteção, contribuindo para o combate à violência, ao abandono e a qualquer forma de violação de direitos. Além disso, proporcionam espaços de diálogo, aprendizado e valorização das pessoas idosas”, destacou.

Entre os participantes estava Jouber Silva, de 74 anos, acolhido pelo Lar Perseverança.

“Aqui sou muito bem tratado. Tenho assistência de médicos e enfermeiros, todas as refeições e uma comida muito boa. Aqui eu me sinto em casa”, declarou.

As ações em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa começaram antes mesmo do lançamento da cartilha. Durante toda a semana, os idosos participaram de atividades recreativas, bailinho e ações internas voltadas ao bem-estar e à integração dos acolhidos.

A programação será encerrada no próximo dia 20 de junho, a partir das 14 horas, com a realização de um bingo beneficente aberto à comunidade, na sede do Lar dos Idosos Perseverança, localizada na Rua dos Expedicionários, nº 782, no bairro Ponta do Caju. Toda a arrecadação será destinada à manutenção das atividades da instituição.

> Encontre-nos no Facebook