Novos ônibus de Paranaguá ampliarão segurança no transporte público coletivo
Com câmeras conectadas à Muralha Digital, novos veículos fortalecerão a segurança dos passageiros e motoristas
A chegada dos novos ônibus do programa Transporte Para Todos representa um importante avanço nas políticas públicas de segurança, inclusão e proteção à população em Paranaguá. Equipados com câmeras de monitoramento integradas à Muralha Digital, os veículos irão proporcionar mais segurança para passageiros, motoristas e aos cerca de 50 mil usuários do transporte coletivo municipal.
O primeiro modelo dos 40 novos ônibus que irão compor a nova frota foi apresentado pela Prefeitura de Paranaguá em cerimônia realizada na segunda-feira, dia 22, em frente ao Palácio São José. A renovação da frota faz parte de um amplo processo de modernização do transporte público, que alia tecnologia, acessibilidade, conforto e segurança para a população.
Câmeras de segurança acopladas à Muralha Digital de Paranaguá
Além de ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas USB para carregamento de celulares e equipamentos de acessibilidade, os novos veículos contarão cada um com quatro câmeras de segurança conectadas à Muralha Digital, ampliando os mecanismos de prevenção e resposta a situações de violência, assédio e outras ocorrências dentro do transporte coletivo.
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, ressaltou que a implantação das câmeras de segurança atende uma demanda apresentada principalmente por mulheres que utilizam o transporte coletivo diariamente.
“A questão da segurança dentro do ônibus é muito importante. Esses novos veículos serão equipados com câmeras conectadas à nossa Muralha Digital. Muitas mulheres me procuraram relatando situações de medo ao utilizar o transporte coletivo, especialmente no período da noite, quando estão indo para a faculdade ou retornando para casa. Pensar em um transporte mais seguro para todas elas foi uma das nossas prioridades”, destacou a vice-prefeita.
Fabiana Parro também reforçou o avanço na acessibilidade dos novos veículos. “Outro ponto muito importante é a inclusão. Os ônibus foram pensados para atender melhor a nossa população, com mais vagas para cadeirantes e estrutura adequada para garantir que todos tenham o direito de utilizar o transporte coletivo com dignidade e segurança”, completou.
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, destacou que a renovação da frota representa o cumprimento de um compromisso assumido com a população e marca uma nova fase para a mobilidade urbana do município.
“Quando assumimos o compromisso de trazer ônibus novos, com ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas para carregar celular e câmeras de segurança conectadas à Muralha Digital, diziam que era impossível. Mas nós sabíamos que era possível oferecer o melhor para a nossa população. Paranaguá merece um transporte moderno, seguro e digno para todos”, afirmou o prefeito.
Apoio às Forças de Segurança
A renovação da frota também amplia a proteção aos profissionais que atuam no transporte coletivo e contribui para a preservação do Patrimônio Público, inibindo atos de vandalismo e permitindo maior acompanhamento das ocorrências registradas nos veículos.
De acordo com o secretário de Segurança, Francisco Nóbrega, as câmeras instaladas nos ônibus reforçam o trabalho das forças de segurança no município.
"A integração das câmeras dos novos ônibus à Muralha Digital representa um avanço estratégico para a segurança pública de Paranaguá. A Muralha Digital já vem demonstrando resultados importantes no monitoramento da cidade, auxiliando as forças de segurança na prevenção de crimes, na identificação de suspeitos e na rápida resposta às ocorrências. Com essa ampliação para o transporte coletivo, passamos a contar com mais um importante ponto de monitoramento, fortalecendo a proteção dos passageiros e dos motoristas. Esse investimento amplia a capacidade operacional das nossas equipes e reforça o compromisso da prefeitura com o uso da tecnologia para proteger vidas”, enfatiza.
Até o mês de julho, todos os 40 novos ônibus deverão estar em circulação. Os veículos passam por etapas de emplacamento, instalação dos equipamentos tecnológicos e treinamento dos motoristas para operação dos novos sistemas.
> Encontre-nos no Facebook
O primeiro modelo dos 40 novos ônibus que irão compor a nova frota foi apresentado pela Prefeitura de Paranaguá em cerimônia realizada na segunda-feira, dia 22, em frente ao Palácio São José. A renovação da frota faz parte de um amplo processo de modernização do transporte público, que alia tecnologia, acessibilidade, conforto e segurança para a população.
Câmeras de segurança acopladas à Muralha Digital de Paranaguá
Além de ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas USB para carregamento de celulares e equipamentos de acessibilidade, os novos veículos contarão cada um com quatro câmeras de segurança conectadas à Muralha Digital, ampliando os mecanismos de prevenção e resposta a situações de violência, assédio e outras ocorrências dentro do transporte coletivo.
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, ressaltou que a implantação das câmeras de segurança atende uma demanda apresentada principalmente por mulheres que utilizam o transporte coletivo diariamente.
“A questão da segurança dentro do ônibus é muito importante. Esses novos veículos serão equipados com câmeras conectadas à nossa Muralha Digital. Muitas mulheres me procuraram relatando situações de medo ao utilizar o transporte coletivo, especialmente no período da noite, quando estão indo para a faculdade ou retornando para casa. Pensar em um transporte mais seguro para todas elas foi uma das nossas prioridades”, destacou a vice-prefeita.
Fabiana Parro também reforçou o avanço na acessibilidade dos novos veículos. “Outro ponto muito importante é a inclusão. Os ônibus foram pensados para atender melhor a nossa população, com mais vagas para cadeirantes e estrutura adequada para garantir que todos tenham o direito de utilizar o transporte coletivo com dignidade e segurança”, completou.
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, destacou que a renovação da frota representa o cumprimento de um compromisso assumido com a população e marca uma nova fase para a mobilidade urbana do município.
“Quando assumimos o compromisso de trazer ônibus novos, com ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas para carregar celular e câmeras de segurança conectadas à Muralha Digital, diziam que era impossível. Mas nós sabíamos que era possível oferecer o melhor para a nossa população. Paranaguá merece um transporte moderno, seguro e digno para todos”, afirmou o prefeito.
Apoio às Forças de Segurança
A renovação da frota também amplia a proteção aos profissionais que atuam no transporte coletivo e contribui para a preservação do Patrimônio Público, inibindo atos de vandalismo e permitindo maior acompanhamento das ocorrências registradas nos veículos.
De acordo com o secretário de Segurança, Francisco Nóbrega, as câmeras instaladas nos ônibus reforçam o trabalho das forças de segurança no município.
"A integração das câmeras dos novos ônibus à Muralha Digital representa um avanço estratégico para a segurança pública de Paranaguá. A Muralha Digital já vem demonstrando resultados importantes no monitoramento da cidade, auxiliando as forças de segurança na prevenção de crimes, na identificação de suspeitos e na rápida resposta às ocorrências. Com essa ampliação para o transporte coletivo, passamos a contar com mais um importante ponto de monitoramento, fortalecendo a proteção dos passageiros e dos motoristas. Esse investimento amplia a capacidade operacional das nossas equipes e reforça o compromisso da prefeitura com o uso da tecnologia para proteger vidas”, enfatiza.
Até o mês de julho, todos os 40 novos ônibus deverão estar em circulação. Os veículos passam por etapas de emplacamento, instalação dos equipamentos tecnológicos e treinamento dos motoristas para operação dos novos sistemas.
> Encontre-nos no Facebook

