Dia Lilás reúne serviços e orientações para mulheres no Terminal Urbano Daniel Bini

Programação realizada nesta quarta-feira reúne ações de saúde, qualificação, orientação e serviços voltados às mulheres


A programação do Dia Lilás reúne, nesta quarta-feira (26), das 9h às 16h, diferentes serviços e atividades voltados às mulheres no Terminal Urbano Daniel Bini, em Paranaguá. A iniciativa integra ações de orientação, prevenção, saúde, qualificação profissional e atendimento ao público.

Participam da programação o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Secretaria Municipal do Trabalho, Inclusão e Educação, o Mercadão dos Óculos, a Pastoral da Aids e representantes da Feira de Brechós.

Também são realizadas atividades de Educação no Trânsito, por meio da Paranaguá Mobilidade, além de vacinação móvel disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A programação inclui ainda ações relacionadas à beleza e à qualificação profissional. Segundo a instrutora do Senac, Emília Miyuki, os participantes passam por etapas teóricas antes de iniciar as atividades práticas, em um processo que também contribui para a preparação para o mercado de trabalho.

Para a secretária interina da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Dirciane Ferreira Marques, iniciativas de orientação e atendimento contribuem para aproximar as mulheres dos serviços públicos e da rede de proteção.

“Todos os dias nós trabalhamos para que as mulheres não tenham medo e saibam onde buscar ajuda. O trabalho continua para que cada mulher possa contar com orientação, acolhimento e apoio quando precisar”, afirmou.

Jailson Gonçalves, morador do bairro Estradinha, destacou a importância da participação dos homens em ações voltadas à valorização e à proteção das mulheres. Para ele, iniciativas como o Dia Lilás contribuem para ampliar a compreensão sobre as necessidades das mulheres e estimular a reflexão sobre comportamentos que precisam ser revistos. “É importante que os homens participem, entendam melhor essas necessidades e também revejam a forma de pensar e agir”, afirmou.

A programação também contou com a participação de moradores e trabalhadores que passaram pelo terminal. Para Cristielle de Souza, moradora da Vila Guarani, ações como a realizada nesta quarta-feira oferecem às mulheres a oportunidade de cuidar de si e conhecer serviços disponíveis.

O Dia Lilás também reforça a importância da participação da sociedade na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher, incluindo as formas física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

> Encontre-nos no Facebook