Paranaguá 373 anos: Primeira fase da reforma do Estádio Fernando Charbub Farah é entregue

O Governador Ratinho Junior acompanhou a solenidade e conheceu as instalações de onde será implantado o primeiro estádio-escola da América Latina

Nesta quinta-feira, 29 de julho, Paranaguá completa 373 anos de história e para marcar a data o prefeito Marcelo Roque esteve na entrega da primeira fase da reforma do Estádio Fernando Charbub Farah. No local será instalado o primeiro estádio-escola da América Latina. Nesta etapa foram realizadas a instalação de grama sintética no campo de futebol, o reparo da pista de atletismo e pista de salto em distância, bem como toda a adequação do projeto de incêndio para o funcionamento do estádio. Ao todo forma mais de cinco milhões de reais investidos. Os próximos passos serão voltados à cobertura e o interior das salas do estádio, transformando o espaço no Complexo Educacional e Esportivo Municipal Mário Manoel das Dores Roque.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, agradeceu a presença do Governado do Estado do Paraná, Ratinho Junior, dos secretários estaduais, a Deputada Federal Christiane Yared, dos secretários municipais e vereadores na solenidade alusiva as comemorações de 373 anos da Cidade Mãe do Paraná e ressaltou a importância das obras realizadas no estádio Fernando Charbub Farah. “Hoje tenho a oportunidade de dar continuidade ao sonho do meu pai que era ver este local se tornar um complexo esportivo, e é isso que vamos fazer. Já temos a Arena Albertina Salmão modernizada, o estádio Fernando Charbub Farah está em andamento assim como o complexo de natação. Agradeço ao governador pela presença e por toda a luta e atenção que vem dedicando ao Litoral do Paraná”, declarou.

O Governado do Paraná, Ratinho Junior, demonstrou alegria em prestigiar este importante momento da história de Paranaguá e do Paraná. “Estou honrado em ver as obras na Cidade Mãe do Paraná. Ainda em campanha afirmei que nós não olharíamos apenas para o mar, mas também para a terra. Pagamos os impostos que o porto devia ao município, porque entendemos que se o porto vai bem o Paraná vai bem. Trabalhamos para trazer investimentos a todo o Estado e vamos fazer com que Paranaguá tenha o maior corredor de exportação do mundo, aumentando sua capacidade em 65%, trazendo empresas pra cá e aumentando o emprego e a renda”, disse o governador.

Diversas obras e melhorias na infraestrutura estão sendo realizadas em Paranaguá, o governo do Estado está investindo no potencial turístico da região. O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, falou da satisfação em estar presente nas comemorações dos 373 da Cidade Mãe do Paraná e dos projetos futuros para toda a região do Litoral. “Queremos que a região litorânea seja uma grande mola mestra para a transformação do turismo no Estado. Temos muitas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, trabalhamos para fortalecer o turismo náutico e assim podermos mostrar tudo isso a turistas de todo o mundo”, comentou.

Após concluído, o primeiro estádio-escola da América Latina, abrigará em torno de mil alunos da rede municipal de ensino, em tempo integral, estimulando o esporte e o desenvolvimento das crianças parnanguaras. A Deputada Federal Christiane Yared, que garantiu emendas parlamentares para a execução da próxima etapa do projeto, esteve presente na solenidade e feliz com o projeto. “As obras virão para a cidade porquê trabalhamos em união com o governo federal, estadual e municipal. Me sinto honrada por fazer parte deste lindo projeto que irá proporcionar melhoria na educação das nossas crianças”, afirmou a deputada.

A secretária de Educação, Tenile Xavier, agradeceu aos trabalhos realizados por todas as equipes da prefeitura para a realização deste sonho. “Alguns anos atrás imaginávamos que poderíamos fazer este local e hoje colocamos em prática. A ideia é que os alunos façam todo o processo de ensino e aprendizagem e no contraturno elas desenvolvam o esporte”.

Veículos para a secretária municipal de Saúde

Na oportunidade das comemorações dos 373 anos de Paranaguá, o Governador Ratinho Junior fez a entrega de 15 veículos novos para serem usados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Primária.

Paranaguá é integrante do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde e apresentou todas as características e documentações necessária para receber os veículos que virão a fortalecer a Atenção Primária à Saúde em seu papel de ordenadora dos demais níveis de atenção do sistema de saúde; qualificar o acesso e a capacidade resolutiva dos sistemas municipais de saúde; articular e consolidar a Rede de Atenção à Saúde, com a finalidade de dar respostas às expectativas e necessidades da população no cuidado e promoção da saúde.

"A saúde tem sido pensada e olhada com muito carinho, seriedade e todas as oportunidades de melhorias e investimentos são abraçadas por esta gestão e pela equipe atenta da Secretaria Municipal de Saúde. Agradecemos ao governador Ratinho Júnior que sempre está olhando com carinho por Paranaguá. Quando o trabalho acontece em parceria, quem ganha é a população. É mais um presente para Paranaguá e nosso povo parnanguara", destaca o prefeito Marcelo Roque.