Paranaguá ganhará o primeiro Centro Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência do Paraná

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Paranaguá e oficializou a política pública

O prefeito Marcelo Roque assinou nesta segunda-feira, 2, o protocolo de intenções para a criação do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência junto à titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O espaço que dará reforço a proteção de crianças e adolescentes será o primeiro do Paraná.

O vice-governador, Darci Piana, assim como o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, e demais autoridades e lideranças participaram da solenidade ocorrida no Teatro Rachel Costa. Na oportunidade, a ministra Damares Alves deixou o discurso de lado, e emocionada, relatou que aos 6 anos foi vítima de violência. Além disso, compartilhou experiências vividas no Governo Federal, sobretudo, aquelas que violentam diariamente crianças e adolescentes.

“Eu trago sequelas no corpo, na alma e na mente. Mas, eu venci! E não quero que nenhuma menina passe pelo que passei”, pontuou a ministra. “Não dá mais para ficar em silêncio! Nossas crianças vão ser ouvidas! Com a ampliação das políticas públicas e da funcionalidade do nosso canal ‘Disk 100’ nós vamos fechar os caminhos para os maus-tratos e abrir mais possibilidades e soluções”, disse Damares Alves.

O prefeito Marcelo Roque destacou que as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação estarão unidas para concretizar o projeto. “Quero agradecer ao Governo Federal e ao Governo Estadual e vou colocar à disposição nossas pastas, para que tão breve, possamos ter essa integração que dá celeridade ao trabalho de proteção às nossas crianças e adolescentes. Este ato mostra que, quando nos juntamos, podemos encontrar as melhores soluções”, ressaltou.

Na oportunidade, o vice-governador lembrou da responsabilidade que um agente público deve destinar às crianças, visto que eles serão a continuidade da nação. “Às vezes, nós não temos ideia da quantidade de crianças e adolescentes vítimas de violência, e que carregam um trauma para a vida toda. Quando vemos uma organização, a exemplo da ministra Damares, notamos a real importância de um atendimento centralizado. É nosso dever cuidar daquilo que será o nosso futuro amanhã”, disse Darci Piana ao parabenizar o Governo Federal e a Prefeitura de Paranaguá.

Durante a solenidade, secretários municipais, lideranças e vereadores da Câmara Municipal de Paranaguá estiveram presentes.