Encaminhamento de consultas: confira como funciona o Departamento de Assistência à Saúde

Setor realiza o agendamento para tratamento fora de domicílio

O Departamento de Assistência à Saúde (DAS) está localizado na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua João Eugênio, Centro de Paranaguá
Quando se trata de saúde, em algumas ocasiões o paciente precisa de acompanhamento de um especialista após se consultar com o clínico geral. Para esse agendamento, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o Departamento de Assistência à Saúde (DAS).

Quando há necessidade de determinados especialistas, é por meio do DAS que são agendadas as consultas para tratamento fora de domicílio (TFD).

CONFIRA O FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO
A unidade básica de saúde é a porta de entrada. O paciente ao buscar a unidade, consulta com o clínico geral. É o médico que avaliará se há necessidade de encaminhar para um especialista, por exemplo, otorrinolaringologista, ortopedista, oftalmologista, entre outros. A unidade básica de saúde repassa ao DAS o encaminhamento do paciente.

É realizado o ingresso dos dados do paciente em uma central ligada aos hospitais e clínicas que realizam o determinado tipo de consulta. É preciso aguardar a vaga que é fornecida por esses estabelecimentos hospitalares conforme a disponibilidade.

Quando a consulta é marcada, o paciente é informado por ligação telefônica para que se dirija a sede da Secretaria Municipal de Saúde para buscar seu encaminhamento.

O departamento informa que são os médicos especialistas que verificarão a necessidade de cirurgia, ou seja, elas não são agendadas pelo Município. Não é a Secretaria Municipal de Saúde que libera o agendamento, por isso é preciso aguardar os hospitais e clínicas verificarem e informarem as vagas disponíveis.

Não são agendadas consultas de urgência ou emergência ou imediatas, internamentos ou exames laboratoriais. O DAS agenda a consulta é o especialista, após avaliação do quadro clínico do paciente que avaliará os próximos procedimentos.

O Departamento de Assistência à Saúde (DAS) está localizado na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua João Eugênio, Centro de Paranaguá.

> Encontre-nos no Facebook