Novembro Azul: Dia D contará com vacinas, exames e orientações aos homens

Unidades de saúde prepararam cronograma especial para a data

Conforme o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O mês de novembro é voltado a reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem por meio da Campanha Novembro Azul e em Paranaguá, diversas ações ocorrerão nas unidades básicas de saúde.
Serão ofertados aos homens exames de rotina, PSA para homens com mais de 50 anos ou abaixo dessa idade caso tenha histórico familiar de câncer de próstata pelo pai, irmão ou filho, teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinas contra a febre amarela, hepatite B, influenza e DTPA.

Dia D
O Dia D de conscientização ocorre na sexta-feira, 26 nas unidades básicas de saúde: no Jardim Araçá, na Vila Guarani, na Serraria do Rocha e no Branquinho. O atendimento será no horário normal aplicado no dia a dia das unidades de saúde. Já a equipe da unidade de saúde do Porto Seguro realizará ação do Dia D na Casa de Recuperação Jovem Betel.

No sábado 27, será a vez das unidades: na Vila Garcia, Leblon, Alexandra, Ilha dos Valadares, Jardim Iguaçu, Vila do Povo, Santos Dumont e Caic realizarem as ações voltadas ao Dia D. O atendimento será das 9h às 16h.

“Em outubro nos dedicamos a lembrar a importância do cuidado com a saúde das mulheres. Agora é a vez dos homens. A prevenção deve ocorrer durante todo o ano, mas esses dois meses reforçam essa importante ferramenta para o diagnóstico precoce do câncer e de outras doenças. Convidamos a todos os homens para que venham às nossas unidades de saúde e se cuidem”, ressalta a diretora de enfermagem Miriam Simião.

> Encontre-nos no Facebook