Operação Vazada reduziu em 60% os casos de roubos de cargas em Paranaguá

Grupo Especial de Trabalho formado por representantes de formas de segurança e Prefeitura fez nova reunião para debate de soluções para fluxo de caminhões na cidade

Depois de um ano e quatro meses da implantação da Operação Vazada em Paranaguá, o trabalho alcança a redução de 60% na inibição do furto de cargas. “Iniciamos a operação em setembro de 2022, ganhamos reforço ao longo deste período e estamos alcançando objetivos positivos que beneficiam nossa população e também muitos caminhoneiros que vêm para nossa cidade a trabalho”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

A Operação Vazada foi formada, inicialmente, pela Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar. A força tarefa recebeu reforço em 2023 com integrantes da Força Nacional atuando em conjunto com policiais civis e militares nas ações de combate aos furtos e roubos de cargas.

Ao inibir esse tipo de crime, as consequências oriundas do ato também são eliminadas, garantindo mais segurança para os caminhoneiros que têm o Porto de Paranaguá como destino, assim como aqueles que têm a região como ponto de chegada.

Novas ações

Novo encontro entre representantes dos segmentos envolvidos foi realizada no gabinete do prefeito Marcelo Roque nesta sexta-feira, dia 02, para debater soluções viárias.

Paranaguá recebe uma média de 5 mil caminhões por dia e há gargalos viários que necessitam de intervenções com o objetivo de facilitar o tráfego de veículos e evitar um colapso no sistema viário nas regiões onde o trânsito de caminhões é mais intenso.

Soluções como ampliação de ponte, binários e iluminação foram levantadas durante o encontro com representantes da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Urbanismo.