Comitê em Paranaguá avança no combate ao trabalho infantil

Desenvolvimento de trabalhos intersetoriais de secretarias municipais reforça esforços em proteger os direitos das crianças e adolescentes

Foto ilustração
Paranaguá tem feito progressos significativos na luta contra o trabalho infantil. Em 2022, a cidade instituiu um comitê especial para a execução das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) - AEPETI. O comitê é composto por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, expressa a relevância do comitê e o progresso vlalcançado. “Por meio do comitê, estamos trabalhando para erradicar o trabalho infantil e garantir que todas as nossas crianças tenham a oportunidade de crescer em um ambiente seguro e saudável”, ressalta.
Em março de 2023, a cidade celebrou um contrato com a Empresa Painel Pesquisas Consultoria e Publicidade LTDA., uma empresa especializada na elaboração e execução de diagnósticos municipais sobre trabalho infantil. Desde então, foram realizadas diversas reuniões para discutir a divisão territorial para a execução da pesquisa de campo, validar o questionário apresentado para a pesquisa de campo e treinar os pesquisadores contratados para aplicar a pesquisa de campo.

A pesquisa quantitativa foi realizada com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em outubro de 2023. Em fevereiro deste ano, foi realizado um evento na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) com a presença de diversas secretarias municipais e demais órgãos do sistema de Garantia de Direitos para uma apresentação prévia dos resultados obtidos.
Atualmente, a confecção do diagnóstico municipal sobre trabalho infantil está em fase final, com previsão de divulgação para 12 de junho, sendo alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

“Estamos ansiosos para compartilhar nossos resultados com a comunidade e continuar nosso trabalho para proteger as crianças e adolescentes de Paranaguá”, salienta Ana Falanga. “Juntos, podemos fazer a diferença na vida de nossas crianças e garantir um futuro melhor para todos”, completa a secretária.