Gestores escolares do litoral paranaense participam de iniciativa colaborativa em Paranaguá

Seminário tem objetivo de alavancar o Arranjo de Desenvolvimento da Educação com cooperação para a qualidade na educação

Com o objetivo de sensibilizar os gestores escolares sobre a relevância do Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE) e o trabalho realizado com os coordenadores pedagógicos, o ADE Litoral Paranaense promoveu nesta quarta-feira, 22, um grande seminário no Salão Pastoral, no bairro Rocio, em Paranaguá. O evento reuniu cerca de 170 gestores escolares, incluindo secretários de Educação, equipes e diretores escolares das cidades litorâneas.

Em 2022, o ADE Litoral Paranaense concentrou seus esforços na gestão das secretarias municipais de Educação e na atuação dos coordenadores pedagógicos. A decisão estratégica visava impactar diretamente os formadores pedagógicos, responsáveis pela construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) em parceria com a comunidade escolar.

Para fortalecer ainda mais o ADE, o público-alvo foi ampliado em 2024, incluindo os gestores das escolas. O seminário de mobilização proporciona uma oportunidade única para troca de experiências e formação. O prefeito Marcelo Roque destaca a importância desse trabalho colaborativo na melhoria da educação nos municípios litorâneos. “A articulação da educação do litoral tem dado certo. O diagnóstico das necessidades e a parceria com profissionais de ponta têm contribuído para o desenvolvimento educacional em toda a região. A união entre os municípios é essencial para alcançarmos resultados positivos”, ressalta o prefeito que também é presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa).

“Sensibilizar os gestores das escolas municipais do litoral e das secretarias municipais de Educação quanto à relevância do ADE e do trabalho que vem sendo realizado com os coordenadores pedagógicos, oferecer formação na atuação enquanto gestores é fundamental para a melhoria da educação em nossos municípios. Como presidente da Amlipa, fico feliz em ver que essa articulação da educação do litoral tem dado certo. A união entre os municípios é essencial para alcançarmos resultados positivos para toda a região”, acrescenta Marcelo Roque.

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Paula da Silva Inácio Pereira, ressalta o papel do ADE como um mecanismo coletivo para pensar estratégias, ações e formações em prol dos seis municípios participantes do litoral. “O Arranjo de Desenvolvimento da Educação é um mecanismo de cooperação intermunicipal em que municípios próximos geograficamente se unem para atuar em Regime de Colaboração na área da Educação. Nesse modelo, profissionais de diferentes redes de ensino, mas do mesmo território, trabalham juntos para fortalecer as gestões administrativas e pedagógicas. O objetivo é garantir uma educação pública e de qualidade para todos os estudantes do nosso território, reduzindo as desigualdades na aprendizagem”, salienta.

Além disso, Christiane da Fonseca, coordenadora de projetos sociais do Instituto Positivo, enfatizou que o seminário é parte de uma iniciativa maior, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação, homologado pelo MEC, que promove a colaboração entre municípios vizinhos.

O evento contou com uma palestra do professor César Nunes da Unicamp, sensibilizando os gestores escolares sobre a importância de seu papel na educação e incentivando o trabalho conjunto para o avanço educacional na região.