A elaboração dos Planos acontecerá em cinco etapas. O PMMU e o PMTPC ocorrerão de forma simultânea nas etapas 1 e 2, de Mobilização Social e Comunicação e de Diagnóstico e Prognóstico. A etapa 3 e a 5, de Propostas e de Consolidação, serão exclusivas ao PMMU. A etapa 4, na qual será realizado o desenvolvimento do novo sistema de transporte coletivo, é voltada apenas ao PMTPC.

A elaboração dos Planos consiste na união das análises técnicas com as contribuições da população, por meio dos canais da Prefeitura e dos eventos participativos, como prevê o Estatuto da Cidade (Lei Federal n.º 10.257, de 10 de julho de 2001).

As equipes técnicas da Prefeitura e da Consultoria URBTEC™ trabalham em conjunto com a sociedade para a construção coletiva de um planejamento integrado, que considere as necessidades dos habitantes de Paranaguá.

A participação da população parnanguara se concretiza por meio das audiências públicas — eventos em que a sociedade conhecerá os conteúdos desenvolvidos e poderá contribuir com sugestões e dúvidas sobre a elaboração dos Planos. Além dos eventos, a população também pode contribuir a qualquer momento, enviando seus comentários na aba “Envie sua contribuição!”, na página dos Planos.