O Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) de Paranaguá é pautado na acessibilidade universal, na sustentabilidade, na equidade do acesso e uso do espaço público e na segurança do trânsito, conforme prevê a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) — Lei 12.587/2012.

O plano contemplará metodologias como estudos de tráfego, levantamentos da situação atual das vias e calçadas, e entrevistas com usuários dos serviços de transporte. A partir desses estudos, serão propostas diretrizes para atender as necessidades diagnosticadas.

Posteriormente, o Plano será transformado em Lei Municipal, orientando ações do poder público. Serão considerados os diferentes modos e serviços de transportes existentes no município, observando as peculiaridades de Paranaguá.

A PNMU exige que os planos de mobilidade urbana sejam revisados e atualizados no prazo máximo de 10 anos, de modo a orientar o crescimento ordenado da cidade e do trânsito.