Planos de Mobilidade e de Transporte Coletivo

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) e o Plano Municipal de Transporte Público Coletivo (PMTPC) de Paranaguá são dois estudos que buscam aprimorar os deslocamentos dos(as) cidadãos(ãs), por meio da acessibilidade universal, da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Com o PMMU e PMTPC, pretende-se priorizar os modos de transporte não motorizados em detrimento dos modos motorizados, e dos serviços de transporte público coletivo sobre os serviços de transporte individuais, em harmonia com os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal n.º 12.587, de 3 de janeiro de 2012.

Os planos são coordenados pela Equipe Técnica Municipal (ETM), com participação da Comissão Multidisciplinar de Mobilidade Urbana (CMMU) e do Conselho Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), além de outras entidades da sociedade civil organizada, e estão sendo elaborados pela empresa de consultoria URBTEC™, contratada por processo licitatório.

Os Planos objetivam otimizar os deslocamentos, buscando melhorar a harmonia entre os diferentes modais.