Publicado em 18 de Abril de 2014

Prefeito entrega cinco viaturas à Guarda Civil e participa de formatura da Romu

Veículos foram comprados, pois locação não é vantajosa para município. Ao todo, na administração do prefeito Edison já são 20 novos veículos.
A Guarda Municipal tem cinco novas viaturas. A cerimônia de entrega ocorreu no Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah (Gigante do Itiberê), na tarde desta quarta-feira (dia 16), onde também ocorreu a formatura de 44 guardas civis municipais que agora fazem parte da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), um grupo de elite da corporação que vai intensificar a vigilância em prédios públicos, sobretudo nas escolas. A formação foi de 120 horas, com cursos que contaram com apoio da Polícia Militar e Exército do Brasil, sem nenhum custo aos cofres do município.

São dois veículos Space Fox para a Guarda Civil Municipal, um caminhão que será usado pela equipe de sinalização do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e duas pick-ups Amarok, que servirão para o trabalho da Romu. Como medida de economia optou-se pela compra dos veículos e não mais pela locação, como ocorria na administração anterior.

Para se ter uma idéia, o custo de uma pick-up Amarok fica em torno de R$ 100 mil. Antes, era pago de locação por um veículo similar o total de R$ 4.500 ao mês. A garantia para essas duas caminhonetes compradas é de três anos. Se fossem locadas teriam um custo de R$ 162 mil no mesmo período. “Ou seja, estamos fazendo uma economia de R$ 62 mil só nestes três anos. Sem contar que se for feito manutenção de acordo um veículo deste pode durar tranquilamente 10 anos. E aí a economia aumenta mais ainda”, comemorou o prefeito Edison.

Durante a solenidade o prefeito lembrou que as poucas viaturas deixadas pela administração anterior não funcionavam. De julho do ano passado até agora foram compradas 10 novas motocicletas para o Demutran, dobrando assim o número destes veículos, além de outros cinco carros, sendo 4 Space Fox e um ônibus. “Praticamente triplicamos a frota da nossa Guarda Civil e a população será muito beneficiada com isso, pois a presença de nossos guardas nas ruas é cada dia maior”, destacou o prefeito Edison.

Todos os esforços estão sendo concentrados para melhorias dos equipamentos, como aquisição de fardamento, 50 rádios comunicadores, 50 pistolas, sprays de pimenta e o retorno do armamento aos guardas. “Os guardas que estão na Romu serão os primeiros a voltar a usar as armas de fogo. Nesta quinta-feira (hoje) será realizada licitação para contratar empresa habilitada pela Polícia Federal para fazer avaliação psicológica dos guardas municipais”, explicou o secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes. Já os 25 revólveres calibre 38 e 38 e as 4 espingardas calibre 12, apreendidos durante a gestão anterior, foram recuperados e já regularizados, pois tinham seus registros vencidos.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

Além do investimento nos equipamentos e na formação do homem de segurança, outro destaque do setor é a tecnologia, atendendo diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça. Até 13 de maio serão instaladas 8 câmeras de monitoramento em diferentes pontos de Paranaguá. “Essas câmeras serão monitoradas no CCO (Centro de Comando Operacional) da Guarda Municipal e servirão como importante ferramenta para coibir a criminalidade”, ressaltou o prefeito Edison.

Participaram da solenidade de entrega das viaturas e da formatura dos integrantes da Romu, secretários municipais, os vereadores Arnaldo Maranhão, Ivan da Fafipar e Jacizinho. Também estavam presentes, o sargento Cruz, do Exército Brasileiro, e o 2.º tenente da Polícia Militar Alexander Paixão, que no ato representava o ex-comandante do 9.º Batalhão, tenente-coronel Lanes Randal Prates Marques, que recebeu homenagem do prefeito Edison pela parceria com a Prefeitura no período em que passou pela cidade. Ele assumiu recentemente o posto de diretor geral da Secretaria de Estado da Segurança Público, segundo maior cargo da pasta.

Fotos: Marcio Tibilletti

Jornalista: Osvaldo Capetta