Publicado em 28 de Maio de 2016

'Maio Amarelo': Prefeitura realizou passeio ciclístico em prol da conscientização no trânsito

Seguindo determinação do prefeito Edison Kersten, evento teve adesão da população em prol da segurança e do uso consciente da bicicleta. Houve sorteio de brindes e três bicicletas aos participantes.
Na última quarta-feira (25), a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Divisão de Educação para o Trânsito, realizou um passeio ciclístico em prol do 'Maio Amarelo', evento que é realizado mundialmente neste mês focando a conscientização e segurança no trânsito. A programação foi iniciada na Praça Portugal e percorreu inúmeras ruas de Paranaguá, chegando ao seu ponto final na Praça Fernando Amaro, no centro da cidade. O evento teve a escolta da Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio do 9º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Sesc e o palhaço "Bocão" que promoveu a animação do passeio. O passeio ciclístico foi uma determinação do prefeito Edison Kersten.

As empresas Auto Escola "Aprova Ação", Bike Santos, Moto Santos e Marfelly Express patrocinaram o evento. Houve a adesão de vários estudantes e cidadãos de Paranaguá, através do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e da participação de grêmios estudantis de inúmeros colégios locais. O objetivo foi sensibilizar os ciclistas, bem como motoristas, motociclistas e condutores com relação à necessidade de dirigir de forma consciente e evitar acidentes de trânsito no município, sempre com respeito mútuo. Houve o sorteio de inúmeros brindes aos participantes, incluindo três bicicletas.
"A nossa administração incentiva durante todo o ano eventos voltados à conscientização no trânsito. O passeio ciclístico é uma demonstração disso, bem como o cronograma de eventos do Maio Amarelo, relembrando a importância da bicicleta, que é um dos meios transporte mais utilizados em Paranaguá, algo extremamente positivo, pois faz bem ao meio ambiente, facilita a mobilidade e ajuda na qualidade de vida de todos os ciclistas. Todos os condutores presentes no trânsito devem respeitar o ciclista, ressaltando ainda que nossa gestão já construiu 28 km de ciclovias no município, demonstrando o foco na mobilidade urbana e nos ciclistas", ressalta o prefeito Edison Kersten.

O secretário municipal de Segurança, José Carlos de Oliveira, afirma que o passeio ciclístico demonstra a atuação do município em prol da segurança no trânsito e no respeito aos ciclistas. "Seguindo determinação do Prefeito Edison Kersten, apoiamos e realizamos este evento e um calendário completo do Maio Amarelo em prol da segurança no trânsito. Continuaremos atuando durante todo o ano em prol da conscientização dos condutores e a coexistência pacífica no trânsito, pedindo a colaboração de toda a sociedade para esta luta conjunta", completa.

Segundo a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Cristiany Maia Paixão, o passeio ciclístico soma forças com o programa "Ciclista Consciente", que está realizando palestras com ciclistas em empresas e outras instituições de Paranaguá durante todo este mês, ressaltando ainda que o município está entre os que mais contam com ciclistas em todo o Paraná. "O passeio foi importante e realiza uma conscientização coletiva. Válido ressaltar que os ciclistas cometem muitas irregularidades, como a não utilização da ciclofaixa, não parar nos semáforos, trafegar pela contramão, entre outros itens. Nosso objetivo então é conscientizar os cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte, assim como condutores de todos os veículos presentes nas vias, principalmente para manter a integridade física de todos, demonstrando que a coletividade possui direitos e deveres no trânsito", finaliza.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi