Publicado em 28 de Abril de 2017

Greve geral afeta atendimento de médicos na UPA de Paranaguá

Apenas um médico está fazendo atendimento até 19h desta sexta-feira. No período da noite a previsão é para dois profissionais. Orientação é para que população procure a unidade somente em caso de extrema necessidade.
A greve geral desta sexta-feira (28) está afetando o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá. Isso porque três médicos de Curitiba estão impossibilitados de seguir viagem até a cidade devido a bloqueios que ocorrem na BR-277 neste momento e que devem durar o dia todo. Com isso, somente um profissional está atendendo e a prioridade é para casos graves.

Algumas providências já foram tomadas para minimizar o problema. Contatos são feitos neste momento pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) com médicos que atuam em Paranaguá para tentar suprir a falha no plantão, iniciado às 7h da manhã. Enquanto isso não ocorre, o pedido do secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, é para que a população procure a unidade somente em caso de extrema necessidade.

“A UPA é um local para atendimento de urgência e emergência, mas sabemos que há pacientes que procuram a unidade para trocar receita ou que não estão em estado grave. Por isso pedimos que os pacientes não evitem procurar a unidade hoje, porque a situação está complicada”, orienta o secretário.

O prefeito Marcelo Roque também pediu compreensão neste momento, mas destacou que determinou a reposição dos profissionais, mesmo reconhecendo a dificuldade de fechar a escala de médicos. “Como hoje estamos num dia atípico, devido à greve geral, pedimos para que a população tenha compreensão, embora estejamos tomando as providências necessárias para termos mais médicos atendendo”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

Para o plantão da noite já estão confirmados 2 médicos atendendo na UPA. Três outros profissionais que estão escalados são de Curitiba e ainda não há definição se eles conseguirão chegar a tempo.

Jornalista: Osvaldo Capetta