Saúde apresenta seu papel no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Profissionais foram convidados pelo Centro de Atendimento Integrado

O Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Caicavv) é uma iniciativa da Comissão de Enfrentamento às Vítimas de Violência (Comev) e oferece um local especializado e multidisciplinar para o atendimento de crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica ou negligência com uma rede que reúne uma equipe multidisciplinar das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação.

Na manhã desta quarta-feira, 7, a superintendente municipal de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ghislaine Corrêa, a coordenadora municipal da Estratégia Saúde da Família, Miriam Simião e a agente comunitária de saúde, Raphaelle Fernandes proferiram palestra quanto aos serviços da Saúde como parte da rede de atenção. O convite partiu da Comissão de Enfrentamento às Vítimas de Violência.

“A Secretaria Municipal de Saúde acredita na troca de conhecimento e experiências constantes entre as secretarias e entidades que formam a rede de atenção no combate à violência contra criança e adolescente e a Atenção Básica constitui um espaço primário para o atendimento, identificação, cuidados, proteção de crianças e outros em situação de violência, com ênfase na prevenção de danos à saúde e a promoção do bem-estar das famílias. Dentro da Atenção Primária é importante destacar o papel de cada profissional, os agentes comunitários de saúde e equipe de Enfermagem como linha de frente para organização e promoção de ações que implicam na prevenção dos abusos e demais situações como negligência e exposição a riscos”, frisa a superintendente Ghislaine Corrêa.

O Caicavv é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diferentes áreas, como psicólogo, assistente social, médico e enfermeiro. O objetivo é oferecer um atendimento integral e especializado às vítimas, considerando suas necessidades físicas, emocionais e legais.

“Em cada reunião da Comev realizada nas dependências do Caicavv, representantes de várias áreas e que compõem a Comissão de Proteção, vem ao Centro de Atendimento Integrado para explanar sobre sua participação na rede de atenção e seus trabalhos realizados. Desta vez, foi a equipe da Saúde que tem um papel muito importante nessa rede de proteção”, observa a psicóloga do Caicavv, Jéssica Teixeira Gonçalves,