Secretária de Inclusão apresenta dados na Câmara de Vereadores

Pasta foi criada em janeiro de 2023 e coloca Paranaguá em relevância na área de inclusão

Na manhã desta quarta-feira, 20, a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, compareceu à Câmara de Vereadores para apresentar dados relacionados aos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Inclusão (Semi).

Criada em janeiro deste ano, a Semi tem como finalidade desenvolver programas, projetos e ações a fim de fortalecer no município a Política Municipal de Educação Especial; implantar políticas voltadas para os alunos com deficiência e transtornos; dar garantia de atendimento educacional especializado, complementar à escolarização; garantir a acessibilidade; entre outros.

Para a secretária Camila Leite, nesses oito meses houve conquistas importantes para o município.

“O prefeito Marcelo Roque é pioneiro no Litoral por pensar em investimentos na área de Inclusão. Os atendimentos realizados pela Semi vão além dos serviços prestados para as crianças e alunos, também trabalhamos com as famílias”, disse.

A Semi conta com servidores oriundos das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que são profissionais qualificados e com histórico de atuação na área da inclusão.

Entre as atividades desenvolvidas pela Semi estão: atendimento a crianças com diagnóstico de TEA, TDAH, Síndrome de Down, DI, Dislexia, proporcionando a socialização e o desenvolvimento motor e emocional através de atividades lúdicas. Também realiza projetos em conjunto com outras secretarias municipais, entre elas: Esportes (Sespor), Saúde (Semsa), Educação (Semedi), Cultura e Turismo (Secultur), Serviços Urbanos (Semsu), Administração Regional do Valadares (Serval) e Assistência Social (Semas). Instituições privadas também trabalham em parceria, como a Uniasselvi e o comércio local, além de parceria com a Unespar.

O vereador Ezequias Rederd considerou positiva a apresentação. “Agradeço a secretária pelo atendimento a todos os vereadores. Acredito que a secretaria de Inclusão é fundamental para o município, promovendo o respeito a todos os parnanguaras”, finalizou.